Como funciona a Técnica Alexander, 7 princípios: O uso afeta o funcionamento

Você está aqui: Home » Como funciona a Técnica Alexander, 7 princípios: O uso afeta o funcionamento

Como funciona a Técnica Alexander, 7 princípios: O uso afeta o funcionamento

O princípio “O uso afeta funcionamento” significa que a maneira que você usa o seu mecanismo psico-físico determina a maneira que você funciona em toda e qualquer atividade.

3. O uso afeta o funcionamento

No livro ‘O Uso de si mesmo’ F.M. Alexander descreve em detalhe o processo de descoberta e evolução da sua técnica. Os primeiros parágrafos do livro são dedicados ao princípio da unidade psicofísica. Depois disso ele continua descrevendo o seu processo de auto-observação e experimentação, contando a descoberta do controle primordial, como a base da sua investigação e continua com a próxima etapa crucial do seu processo: ‘a estreita ligação que existe entre o uso e o funcionamento’.

O princípio ‘O uso afeta funcionamento’ significa que a maneira que você usa o seu mecanismo psicofísico (= seu corpo e a qualidade do pensamento que o move) determina a maneira que você funciona em toda e qualquer atividade.

Este NÃO é um processo de impor um jeito de pensar para influenciar o seu movimento. Tipo, ‘pensa em relaxar’ ou ‘pensa sobre a sua respiração’. Ao contrário, é um processo de começar a perceber o que está acontecendo Já, que talvez está criando obstáculos na liberdade do meu movimento, sem eu perceber.

O uso afeta o funcionamento – bebê fazendo movimento natural.

O uso afeta o funcionamento – adulto fazendo flexão

Neste momento em que você está sentado e lendo esse texto, você está usando o seu mecanismo psicofísico na atividade de ler. Vamos aprestar atenção em como está usando este mecanismo nessa atividade, sempre voltando nos princípios básicos – inseparabilidade entre mente e corpo e relação entre cabeça e corpo (começa a soar a mesma coisa, não?) Pergunte-se:

Qual é a qualidade da relação entre a sua cabeça e o seu corpo na hora da atividade? Você está feliz com esta qualidade? Tem tensão muscular excessiva? Você se sente equilibrado na posição em que está ou tem que fazer esforço pra ficar aí?

O principio do menor esforço 

‘Não fazer’ é um termo usado pelo Alexander para descrever o estado de usar o esforço necessário – nem mais, nem menos – na hora de qualquer atividade. Assim, a energia usada está direcionada e proporciona a melhor eficiência possível no movimento.

Voltando à atividade de ler. Se tiver tensão excessiva no seu pescoço, isso significa que você não está usando o menor esforço para atividade de ler. Isso porque, além de estar envolvido na atividade de ler, está envolvido na atividade de carregar o peso da sua cabeça ao mesmo tempo! E ela pesa em média 5-7kg (o equivalente de uma caixa com 4-6 vinhos!)

A estrutura do ser humano é organizada assim para precisar de um único esforço muscular ‘acordado’ para ficar em pé ou sentar. É fácil observar o princípio do menor esforço nas pequenas crianças sentadas.


Veja os outros posts desta série:

1. Controle primordial

2. Unidade psico-física

4. Reconhecimento de hábito

5. Apreciação sensorial não confiável

6. Inibição

7. Direção

Leave A Comment