Consciência Corporal para Músicos 2024

Aplicação da Técnica Alexander na Prática e Performance Musical

Uma jornada de 8 encontros com Eleni Vosniadou

De 18 de abril a 6 de junho | Toda quinta-feira, das 9:00 às 10:30 horas | No zoom

O curso visa promover um novo olhar e uma nova relação com o próprio corpo, o instrumento e o processo da prática e preparação musical. Iremos realizar exercícios e práticas de consciência corporal para cultivar a percepção do corpo na prática musical e na vida diária; aprender sobre a anatomia e o funcionamento do nosso corpo (mapeamento corporal para músicos); incorporar os princípios básicos da Técnica Alexander na hora do estudo e da performance musical. 

Aberto para músicos de todos os níveis (profissionais, amadores, estudantes, professores, etc…) e estilos musicais.

Os participantes estão convidados/as a ter o seu instrumento musical junto nos encontros. Todo/a participante terá a oportunidade de trazer questões da sua própria prática musical e receber instrução personalizada da Eleni.

Nessa vivência introdutória abordaremos questões como:

Caso você não tenha disponibilidade para participar nos dias e horários ao vivo, é possível acompanhar as aulas pela gravação que será disponibilizada dentro de 24 horas do encontro.

No início, foi difícil conduzir o corpo todo por meio do pensamento. Também foi difícil liderar os movimentos partindo da cabeça. Mas, aos poucos, o processo foi se tornando mais prazeroso, e a sensibilidade e a percepção do meu corpo foram aumentando bastante. Isso me mostrou mais dores do que alívios, mas era a minha percepção do corpo se desenvolvendo. Ao final do processo, essas dores foram sumindo, e a sensação de apoio foi crescendo. Hoje, sinto-me muito bem tocando, andando ou fazendo qualquer atividade!

Denis Ito, pianista e professor

Para quem é?

Venha, se você gostaria de abordar questões como:

  • dores e desconfortos recorrentes relacionados à sua prática musical;
  • nervosismo e medo do palco e/ou do público;
  • bloqueios mentais e emocionais na prática e durante a apresentação;
  • esgotamento, desmotivação e falta de prazer;
  • aprimorar a performance e a relação com o instrumento

Sua Instrutora

Professora de Técnica Alexander e fundadora da escola de Consciência Corporal para Músicos® , Eleni Vosniadou apoia instrumentistas e cantores a restabelecer liberdade e otimização na sua prática e performance musical. Eleni possui formação em regência orquestral e percussão erudita (2009 – Novo Conservatório de Thessaloniki, Grécia), Técnica Alexander (2012 – London Center for Alexander Technique and Training, Reino Unido – STAT, ATI), Fisioterapia (2020 – Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil) e atualmente em Osteopatia (em processo, Escola Alemã de Osteopatia, OSD Atenas- Grécia). Como musicista, foi através da Técnica Alexander que conseguiu resolver problemas de tendinite crônica, o que potencializou radicalmente a sua performance musical.

No exterior, atua como co-diretora na escola norte-americana Total Vocal Freedom (Mind Body Music School) para cantores e professores de canto. Viaja entre América Latina, Estados Unidos e Europa para instruir musicistas e oferecer treinamento. No Brasil, é frequentemente convidada a ministrar palestras e oficinas em instituições de renome nacional e internacional, como USP, UNESP, EMESP e SESC, entre outras. Além de cursos presenciais e online, Eleni oferece treinamento e formação dentro da escola de Consciência Corporal para Músicos®.

Eleni, toquei para uma banca quinta-feira. Foi a melhor apresentação da minha vida. Presença total, tudo orgânico e acontecendo na hora. Sensação de felicidade antes, durante e depois da apresentação! Muito obrigado pelo aprendizado e, principalmente, por desensinar tanta coisa que não me servia para nada!

Fernando Goes, violonista

INVESTIMENTO & INSCRIÇÃO

Inscrições encerradas!

Dúvidas ou interesse em futuras turmas?

Processo de Inscrição

Atualmente estão abertas as inscrições para o módulo Mapeamento Corporal para Músicos.

Para realizar a sua pré-inscrição, clique no botão abaixo e preencha o formulário de pré-inscrição.

Dentro de 2 dias úteis, você receberá meu retorno para concluir a sua inscrição.

RECONHECIMENTO DE DIFERENÇAS

Todos que procuram ajuda, conhecimento e crescimento são bem-vindos. Isso inclui indivíduos de todas as cores, religiões, origens, identidades ou expressões de gênero, orientações sexuais, tipos corporais, habilidades, idades e situações econômicas. Erros, com certeza, serão cometidos, pois sou humana. Porém, estou dedicada a um processo contínuo de aprofundar o entendimento, agir de forma inclusiva e promover equidade.

Reconheço que esse curso talvez não seja acessível a todos. Se você tem circunstâncias ou receios que impedem sua participação, por favor, entre em contato comigo, pois, juntos, podemos caminhar na direção de uma solução.

O que mais dizem os nossos participantes

“O curso me devolveu o prazer de tocar violão”

Pablo Galletti Vieira, violonista de sete cordas

Estudei um curso com Eleni, em sistema de videoconferência, juntamente com outros alunos. Além de me sentir confortado ao interagir com outros músicos que também sofrem as mesmas dores que eu, e de ver os colegas muito felizes ao resolverem questões de consciência corporal, foi uma alegria muito grande poder celebrar suas vitórias, além de tê-los felizes em celebrar as minhas também! Durante as experiências nas aulas, Eleni me ajudou a descobrir em mim uma forma de tocar um exercício, que antes era difícil, com facilidade, liberdade e leveza. Foi simplesmente incrível! Foi apenas um curso, mas que me ensinou preciosas lições vitalícias. Tocar o piano sem dor é apenas o início: vislumbro as possibilidades de chegar ao alto nível técnico almejado, com a consciência corporal superior possibilitada pelos ensinamentos dessa grande mestra, Eleni Vosniadou. Recomendo seu curso para pessoas que moram perto e distante de São Paulo, e desejo que este sistema online alcance músicos que não possuem acesso presencial a um educador em consciência corporal, habilitando carreiras e dispondo músicos de todo o Brasil.

Cesar Braga, pianista popular brasileiro e professor

“Além de ter praticamente eliminado a dor, passei a ter uma sensação melhor de bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante durante minhas performances. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento nessa parte da integração mente-corpo-ação.”

Vanessa Ferreira, contrabaixista

Gostei muito da experiência do laboratório em conjunto, pois aprendemos muito com as experiências do outro, é muito enriquecedor! Posso dizer, com toda a certeza, que a metodologia de ensino de Eleni é transformadora de vidas, pois nos faz olhar para dentro de nós mesmos e, assim, olhar em volta de tudo de outra maneira!

Andreia Hoffmann, cantora popular

Reparo que minha coordenação cantando melhorou muito ao observar vídeos e fotos. Consequentemente, sinto que meu desempenho cantando também melhorou, sinto menos cansaço vocal e me sinto mais segura no palco.

Thamires Tannous, cantora e professora

Percebo que minha coordenação na hora de cantar e tocar melhorou muito! Consigo perceber com muita mais facilidade quando estou tensa ou bloqueando a fluidez no meu corpo. Também sinto que consigo lidar muito melhor com o erro ou qualquer desafio que aparece na minha prática musical. Sei que posso sempre dar um tempo para mim e ter um pensamento construtivo ao invés de ficar dramatizando o erro ou a tensão.”

Luana Baptista, cantora e percussionista

Aprendi a lidar melhor com as dificuldades técnicas e os certos desconfortos nas costas que sentia esporadicamente. Aprendi muito sobre como usar o meu corpo, tendências que tenho e que não me ajudam. Durante a prática musical, desenvolvi uma habilidade maior de me conectar com o agora, de estar consciente das escolhas que faço e o que posso melhorar. Meus movimentos estão mais livres, e isso reflete na qualidade do meu som e no controle das várias nuances musicais.

Henrique Segala, pianista

Precisa de ajuda? Fale comigo!
Responderei o mais breve possível