Como funciona a Técnica Alexander, 7 Princípios: Controle Primordial

Você está aqui: Home » Como funciona a Técnica Alexander, 7 Princípios: Controle Primordial

Como funciona a Técnica Alexander, 7 Princípios: Controle Primordial

Como funciona a Técnica Alexander, 7 Princípios: Controle Primordial

1º Princípio de funcionamento da Técnica Alexander: o controle primordial.

1. Controle primordial

A Técnica Alexander é um processo educacional que nos ajuda a  mover com mais eficiência, liberdade e elegância. Ela funciona baseada em só um princípio em relação a organização da nossa anatomia:

A qualidade com que a sua cabeça se equilibra em cima da sua coluna vai determinar a qualidade do tônus muscular no resto do seu corpo.

controle primordial 1

Em todos os vertebrados encontramos o corpo principal, que contém a cabeça e o tronco (coluna – caixa torácica). Enquanto o resto do corpo (estrutura dos braços e estrutura das pernas) constituem o corpo secundário.

Essa ideia ficará mais clara quando puder se observar realizando algumas atividades no seu instrumento. Por exemplo, o que acontece quando você está sentado em uma cadeira sem encosto? Observe a tensão muscular na coluna inferior (região lombar), se o corpo principal (postura) estiver rígido (nesse caso a lombar), as pernas não terão mais a possibilidade de se mover livremente. Se o corpo principal estiver relaxado demais, as pernas não terão a possibilidade de se mover livremente mais uma vez.controle primordial 2

Outro exemplo: na próxima vez que você levantar o seu instrumento para tocar (ou levantar o arco, a baqueta, no caso do cantor na hora da preparação para o som nascer), observe a tensão muscular no corpo principal (nesse caso, principalmente no pescoço). Se houver excesso de tensão no pescoço, a musculatura dos braços também estará tensionada. Se houver apenas tensão muscular necessária no corpo principal, os braços estarão livres para usar a força necessária (no caso do cantor ou instrumentista de sopro, a musculatura livre nos braços, também terá um impacto grande na qualidade do som)

A articulação entre cabeça e corpo é como o centro de controle da musculatura do corpo inteiro. Aprender a ter controle e liberdade nessa articulação é a chave para o movimento livre de qualquer parte do corpo – este é o princípio do controle primordial.

A qualidade com que a sua cabeça se equilibra em cima da sua coluna vai determinar a qualidade do tônus muscular no resto do seu corpo.

Para mais informações sobre a relação entre cabeça e corpo, clique aqui.


Veja os outros posts desta série:

2. Unidade psico-física

3. O uso afeta o funcionamento

4. Reconhecimento de hábito

5. Apreciação sensorial não confiável

6. Inibição

7. Direção

Leave A Comment