Consciência Corporal para Músicos 2023

Módulos educacionais on-line e interativos para músicos (profissionais e amadores) e educadores de música

AFINANDO O CORPO, SEU INSTRUMENTO PRIMÁRIO

“Foi a maior descoberta, para mim, perceber que a música já compõe o ambiente antes mesmo da performance, e que a afinação dos instrumentos primário (corpo) e secundário (flauta) é o que possibilita a manifestação dela de forma integral.” – Nielson, participante da oficina no Sesc Vila Mariana

Músicos realizam movimentos extremamente complexos e refinados. Os ombros rígidos de uma violinista são um obstáculo para uma técnica eficiente e um som encorpado, já a mandíbula tensa de um cantor torna sua voz menos ressonante e esforçada.

Consciência Corporal para Músicos é uma abordagem holística que visa a restaurar o equilíbrio dinâmico do corpo e viabiliza uma performance mais fluida e prazerosa. Por meio da Técnica Alexander, método de reeducação somática, o músico começa a reconhecer e aprender a “afinar” o seu corpo como instrumento primário, aprimorando a coordenação e a eficiência dos seus movimentos, assim como a qualidade da conexão com o seu instrumento, a música e o seu público.

“Além de ter praticamente eliminado a dor, passei a ter uma sensação melhor de bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante durante minhas performances. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento nessa parte da integração mente-corpo-ação.”

Vanessa Ferreira, contrabaixista

Para quem é?

Venha, se você gostaria de abordar questões como:

  • dores e desconfortos recorrentes relacionados à sua prática musical;
  • medo do palco e/ou do público;
  • bloqueios mentais e emocionais na prática e durante a apresentação;
  • esgotamento, desmotivação e falta de prazer;
  • melhorar a performance e a relação com o instrumento

Como funciona a programação

Tendo como ponto de partida os princípios da Técnica Alexander, o CCPM 2023 está organizado em módulos, abordando temáticas fundamentais relacionadas à saúde e ao bem-estar do músico, além da otimização da prática e performance musicais.

Durante os encontros on-line e interativos de cada módulo, você terá a oportunidade de uma participação ativa, aprofundando-se nos tópicos e exercícios de cada módulo e podendo abordar as suas questões e desafios pessoais com o instrumento.

Observação:
Em novembro serão abertas as inscrições para o módulo Autocuidado Radical e Prática Musical Sustentável

Descrição dos Módulos

Autocuidado Radical e Prática Musical Sustentável

Práticas de integração corpo-mente para o bem-estar e a qualidade de vida na atividade do músico

A música é uma atividade de constante exposição, logo, é preciso que cada músico desenvolva seu autocuidado em um nível radical!

Às vezes, uma tensão excessiva, um senso de estresse ou nervosismo nada mais são do que apoio insuficiente.

Neste módulo, vamos aprender a escutar a nós mesmos de forma construtiva e profunda, reconhecendo os recursos disponíveis e o apoio abundante que podem auxiliar o músico a recalibrar o seu sistema nervoso e ampliar o seu estado de presença e foco total no seu objetivo.

  • Nesse sentido, neste módulo, abordaremos pontos como:
  • Escuta empática de si mesmo
  • Recalibrar o sistema nervoso
  • Reconhecer a escolha diante do diálogo interno
  • Aprender a confiar no apoio disponível
  • Transformar sensações de medo e cobrança excessiva
  • Descansar no momento presente

“O curso tem sido, acima de tudo, uma experiência terapêutica, não só com o meu instrumento, mas também sem ele. Tendo mais consciência do meu corpo de maneira geral, posso buscar novos meios e caminhos para chegar no que desejo, em que a obsessão pelo certo e o errado (especialmente comum no aprendizado da música clássica) dá lugar ao que, de fato, é mais eficiente para cada um, sem julgamentos.”

Pedro Gobeth, violinista e professor

Mapeamento Corporal para Músicos

Empoderando a sua prática musical por meio do entendimento e da clareza das principais estruturas e funções do corpo

Este módulo oferece um olhar holístico, prático e refrescante sobre as principais estruturas e funções do corpo na hora da prática musical.

O conteúdo irá te proporcionar ferramentas para um movimento livre e otimizado na atividade musical.

Ao longo dos encontros, abordaremos, de forma teórico-prática, as principais articulações, cadeias musculares e funções do corpo, como postura e equilíbrio, respiração livre, movimentos grossos e finos, entre outros.

A maior parte dos laboratórios é dedicada à aplicação do mapeamento corporal na hora do fazer musical, com espaço para discussão e trabalho de questões individuais de cada participante.

Alguns dos destaques deste módulo::

  • Uma visão holística do corpo
  • Cabeça, pescoço e espinha vertebral
  • Respiração e mecanismos de vocalização
  • Pés, pernas e cintura pélvica
  • Mãos, braços e cintura escapular
  • Mãos, punhos e contato

Se inscrevendo neste módulo, você também receberá uma apostila contendo todo o material teórico sobre Anatomia Essencial e Mapeamento Corporal para Músicos.

“Além de melhorar as dores, sinto mais fluidez para fazer frases, dinâmicas, etc. Sinto mais prazer na hora de tocar.”

Karina Montenegro, violonista erudita

Fortalecendo Autoconfiança e Competência na Performance Musical

Alinhando corpo e mente para alavancar sua performance musical

É comum que durante a performance musical, especialmente em momentos significativos como audições e apresentações, nosso instrumento primário – corpo/mente – tenha um desempenho diferente do que no estudo. Existem várias fases na preparação, e cada uma exige estratégia, desde o momento da escolha da música ou fechamento de um compromisso até a fase de pós-performance.

Durante este módulo, vamos aprender a escutar o que o nosso sistema necessita ao longo de cada etapa de preparação para a performance (antes, durante e depois) e estudar como acessar os próprios recursos físicos, mentais e emocionais para fortalecer a autoconfiança, a escolha e a performance otimizada

Alguns dos destaques deste módulo:

  • Táticas de estudo inteligente
  • As etapas da preparação e as distintas necessidades
  • Desmistificando bloqueios mentais e emocionais
  • Conectando-se com o propósito mais profundo e o prazer como forças motivadoras
  • “Adrenalina” – nosso poder e força secreta
  • Apoio e colaboração

Jornada: Além das experimentações coletivas, cada participante será convidado para escolher uma peça para ser preparada ao longo do módulo, durante o nosso sarau.

“É difícil descrever, em palavras, o quão Eleni é uma professora incrível. Tive duas masterclasses com ela que me forneceram ferramentas maravilhosas! Sua maneira de falar e trabalhar proporciona paz em meu corpo. Suas explorações e perguntas me convidaram a encontrar novos caminhos profundos de conscientização, e o trabalho que ela fez com a turma sobre o nervosismo mudou radicalmente minha vida! No passado, eu lidava com as ondas de nervosismo como uma montanha-russa, apenas esperando que não destruísse muito a minha performance. Com apenas algumas ideias, agora tenho as ferramentas para abraçar e entender o nervosismo que acompanha minha performance. Ela me deu um ótimo presente!”

Karen Archbold, cantora

Técnica Alexander para Músicos

Introdução aos princípios e práticas da Técnica Alexander e sua aplicação à prática e performance musical

A Técnica Alexander é um método de reorganização psicofísica de extrema relevância para o músico.

Este módulo apresenta seus princípios e sua relevância para uma prática e performance musical livre de condicionamentos e tensões desnecessárias.

Cada aula será dedicada a explorações de um dos princípios da Técnica, associando-se um ao outro de maneira integrada com o passar das aulas.

  • O músico como ser biopsicossocial
  • Conexão primordial de cabeça/espinha vertebral
  • Processo estímulo-resposta & uso de si mesmo
  • Pausa de reconexão e escolha
  • Reconhecimento e reprogramação de hábitos
  • Direção e plano construtivo

“A Técnica de Alexander me ajudou a controlar de forma concisa os meus movimentos corporais, causando total conscientização sobre quais gestos são realmente necessários e quais não são, como os tensos ou exagerados. Além disso, aprendi técnicas de relaxamento construtivas e alongamentos sutis, simples e eficientes. Em relação ao psicológico, posso dizer que encontrei formas de pensar que reafirmam minha autoestima e minha segurança pessoal. Hoje, percebo que a minha postura está mais presente, não só fisicamente, mas também mentalmente. Sinto, também, que estou mais conectada com o instrumento e a música.”

Marina Mello, harpista

Atividades opcionais

Além dos encontros semanais durante cada módulo, você também terá atividades complementares desenhadas para apoiar o seu processo de aprendizagem e aplicação das informações recebidas. São elas:

Prática Coletiva

Espaço de troca, plantão de dúvidas e oportunidade de um encontro extra semanal para praticar seu instrumento em um espaço colaborativo de apoio. Oferecida por monitores que já concluíram a Formação CCPM, a prática coletiva é uma atividade complementar no zoom absolutamente opcional.

Sarau

Espaço seguro para se apresentar, experimentar e colocar em ação as ferramentas CCPM. Facilitado por monitores, o sarau acontece próximo ao final de cada módulo pelo zoom e é mais uma oportunidade adicional absolutamente opcional.

BÔNUS:

Além dos laboratórios e atividades opcionais, os participantes também têm garantidos os seguintes bônus:

  • Acesso ao curso on-line “Mapeamento Corporal para Músicos”;
  • Descontos exclusivos no trabalho individual com Eleni.

Sua Instrutora

Professora de Técnica Alexander e fundadora da escola de Consciência Corporal para Músicos®, Eleni Vosniadou apoia instrumentistas e cantores a restabelecerem liberdade e otimização na sua prática e performance musicais. Eleni possui formação em percussão erudita, fisioterapia e Técnica Alexander (Society of Teachers of the Alexander Technique ― UK; Alexander Technique International ― USA). Como musicista, foi por meio da conscientização corporal que conseguiu resolver problemas de tendinite crônica, o que potencializou radicalmente a sua performance musical.

No exterior, atua como co-diretora e docente na escola norte-americana Total Vocal Freedom, para cantores e professores de canto. Viaja entre América Latina, Estados Unidos e Europa para instruir musicistas e oferecer treinamento. No Brasil, é frequentemente convidada a ministrar palestras e oficinas em instituições de renomes nacional e internacional, como USP, UNESP, EMESP Tom Jobim, Projeto Guri, SESC, entre outras. Além de cursos presenciais e on-line, Eleni oferece treinamento e formação na escola de Consciência Corporal para Músicos®.

Saiba mais sobre Eleni clicando aqui.

E o que esperar se inscrevendo no curso?

Acesso aos laboratórios

Chamamos os encontros de laboratórios, pois têm caráter prático. Tipicamente, em um laboratório, Eleni introduz um conceito ou prática, e logo mergulhamos juntos na exploração das questões que os participantes trazem com ou sem o instrumento.

Trabalho em pequenos grupos

Durante os laboratórios, as atividades acontecem tanto em grupos grandes quanto em pequenos, facilitados por membros da formação CCPM. Estes pequenos grupos também funcionam como um ponto de apoio fora dos horários da aula.

Acesso às gravações

Todos os encontros ficam gravados para uso exclusivo dos participantes. As gravações ficam disponíveis após 24 horas

Um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro

A sala de aula acolhe e inclui todo tipo de participante: profissionais, estudantes, professores e amadores. Estamos aqui para aprender como aproveitar nossa prática o máximo possível, independentemente de nível ou status

Um novo instrumento primário

Na sala de estudo de consciência corporal, todos os instrumentos, inclusive a voz, participam juntos. Olhamos profundamente para detalhes técnicos e particularidades de cada instrumento por meio da investigação do instrumento primário – nosso corpo e nossa mente. Ao longo de cada encontro, pode esperar afinar e renovar seu instrumento primário: você!

Os participantes do curso relatam:

  • Maior liberdade, eficiência e precisão em tocar ou cantar;
  • Maior habilidade de lidar com as tensões excessivas;
  • Postura saudável, sem esforço;
  • Maior autoconfiança na hora da performance;
  • Habilidade de controlar estados emocionais;
  • Ferramentas para se recuperar rápido de um estudo exagerado ou performance intensa;
  • Bem-estar, tanto na hora do estudo quanto na hora da performance.

Estudei um curso com Eleni, em sistema de videoconferência, juntamente com outros alunos. Além de me sentir confortado ao interagir com outros músicos que também sofrem as mesmas dores que eu, e de ver os colegas muito felizes ao resolverem questões de consciência corporal, foi uma alegria muito grande poder celebrar suas vitórias, além de tê-los felizes em celebrar as minhas também! Durante as experiências nas aulas, Eleni me ajudou a descobrir em mim uma forma de tocar um exercício, que antes era difícil, com facilidade, liberdade e leveza. Foi simplesmente incrível! Foi apenas um curso, mas que me ensinou preciosas lições vitalícias. Tocar o piano sem dor é apenas o início: vislumbro as possibilidades de chegar ao alto nível técnico almejado, com a consciência corporal superior possibilitada pelos ensinamentos dessa grande mestra, Eleni Vosniadou. Recomendo seu curso para pessoas que moram perto e distante de São Paulo, e desejo que este sistema online alcance músicos que não possuem acesso presencial a um educador em consciência corporal, habilitando carreiras e dispondo músicos de todo o Brasil.

Cesar Braga, pianista popular brasileiro e professor

INVESTIMENTO & INSCRIÇÃO

Em breve mais informações sobre as inscrições de 2024

Processo de Inscrição

Atualmente estão abertas as inscrições para o módulo Mapeamento Corporal para Músicos.

Para realizar a sua pré-inscrição, clique no botão abaixo e preencha o formulário de pré-inscrição.

Dentro de 2 dias úteis, você receberá meu retorno para concluir a sua inscrição.

kU7wV93A
g4UMR9yw

RECONHECIMENTO DE DIFERENÇAS

Todos que procuram ajuda, conhecimento e crescimento são bem-vindos. Isso inclui indivíduos de todas as cores, religiões, origens, identidades ou expressões de gênero, orientações sexuais, tipos corporais, habilidades, idades e situações econômicas. Erros, com certeza, serão cometidos, pois sou humana. Porém, estou dedicada a um processo contínuo de aprofundar o entendimento, agir de forma inclusiva e promover equidade.

Reconheço que esse curso talvez não seja acessível a todos. Se você tem circunstâncias ou receios que impedem sua participação, por favor, entre em contato comigo, pois, juntos, podemos caminhar na direção de uma solução.

O que mais dizem os nossos participantes

“O curso me devolveu o prazer de tocar violão”

Pablo Galletti Vieira, violonista de sete cordas

No início, foi difícil conduzir o corpo todo por meio do pensamento. Também foi difícil liderar os movimentos partindo da cabeça. Mas, aos poucos, o processo foi se tornando mais prazeroso, e a sensibilidade e a percepção do meu corpo foram aumentando bastante. Isso me mostrou mais dores do que alívios, mas era a minha percepção do corpo se desenvolvendo. Ao final do processo, essas dores foram sumindo, e a sensação de apoio foi crescendo. Hoje, sinto-me muito bem tocando, andando ou fazendo qualquer atividade!

Denis Ito, pianista e professor

Eleni, toquei para uma banca quinta-feira. Foi a melhor apresentação da minha vida. Presença total, tudo orgânico e acontecendo na hora. Sensação de felicidade antes, durante e depois da apresentação! Muito obrigado pelo aprendizado e, principalmente, por desensinar tanta coisa que não me servia para nada!

Fernando Goes, violonista

Gostei muito da experiência do laboratório em conjunto, pois aprendemos muito com as experiências do outro, é muito enriquecedor! Posso dizer, com toda a certeza, que a metodologia de ensino de Eleni é transformadora de vidas, pois nos faz olhar para dentro de nós mesmos e, assim, olhar em volta de tudo de outra maneira!

Andreia Hoffmann, cantora popular

Reparo que minha coordenação cantando melhorou muito ao observar vídeos e fotos. Consequentemente, sinto que meu desempenho cantando também melhorou, sinto menos cansaço vocal e me sinto mais segura no palco.

Thamires Tannous, cantora e professora

Percebo que minha coordenação na hora de cantar e tocar melhorou muito! Consigo perceber com muita mais facilidade quando estou tensa ou bloqueando a fluidez no meu corpo. Também sinto que consigo lidar muito melhor com o erro ou qualquer desafio que aparece na minha prática musical. Sei que posso sempre dar um tempo para mim e ter um pensamento construtivo ao invés de ficar dramatizando o erro ou a tensão.”

Luana Baptista, cantora e percussionista

Aprendi a lidar melhor com as dificuldades técnicas e os certos desconfortos nas costas que sentia esporadicamente. Aprendi muito sobre como usar o meu corpo, tendências que tenho e que não me ajudam. Durante a prática musical, desenvolvi uma habilidade maior de me conectar com o agora, de estar consciente das escolhas que faço e o que posso melhorar. Meus movimentos estão mais livres, e isso reflete na qualidade do meu som e no controle das várias nuances musicais.

Henrique Segala, pianista

Precisa de ajuda? Fale comigo!
Responderei o mais breve possível