Como não sentir medo do palco?

Sentir medo do palco é algo mais comum do que você pensa, até mesmo para artistas internacionais, e pode até ser tornar paralisante. A cantora britânica Adele, por exemplo, ecoou os sentimentos de pavor sobre o palco mais de uma vez. À revista Rolling Stone, em 2011, ela disse:

“Tenho medo do público. Eu fico com muito medo. Em um show em Amsterdã, eu estava tão nervosa que fugi pela saída de incêndio. Eu vomitei algumas vezes. Uma vez em Bruxelas, vomitei em alguém. Eu só tenho que aguentar. Mas eu não gosto de sair em turnês. Tenho muitos ataques de ansiedade.” 

Se você está experienciando sensações ruins ao ensaiar e/ou se apresentar, é possível adquirir ferramentas de gestão das emoções, a fim de voltar a ter prazer em tocar ou cantar. Por isso, eu trouxe algumas ideias para você saber como não sentir medo do palco. Dê uma olhada!

O que é o medo do palco?

não sentir medo do palco
Sentir medo do palco pode ser algo aterrorizante para algumas pessoas. Como lidar com isso?

O medo é uma das emoções mais poderosas e naturais do ser humano. Ela existe para nos colocar em alerta sobre os perigos do mundo e, assim como nos animais, despertar uma ação de fugir ou lutar. 

Acontece que nosso cérebro não sabe distinguir se estamos em uma savana correndo de um leão ou prestes a apresentar uma música a alguém, reagindo da mesma forma ao despertar nosso sistema nervoso simpático ― responsável por nos ajudar a superar  situações de perigo, esforço intenso e alto estresse.

No caso do palco, o mais comum é existir uma tensão prévia à apresentação, a qual vai se dissipando ao longo da performance, ou algo permanente que toma conta da vida do músico. Há pessoas que experienciam o medo excessivo até nos ensaios ou na aula! Quando isso acontece, é sinal de que você precisa dar atenção a essa questão. 

Quais são as ideias para não sentir medo do palco

Atenuar o medo do palco é um exercício diário, que você pode realizar utilizando ferramentas simples como estas. Veja!

Ensaie sua apresentação

Para encarar o palco você deve não apenas afinar-se com seu repertório, mas também preparar seu corpo e sua mente para a hora H. Ou seja, ensaie sua apresentação.

Vista a roupa que vai utilizar no dia, prepare seu espaço e mentalize as possíveis emoções que poderá sentir. Se vierem ansiedade, tremores ou calafrios, dê-lhes as boas-vindas. Eles serão úteis nesse experimento. 

Então, faça sua apresentação para sua plateia imaginária, do início ao fim. Dessa forma, seu corpo vai se acostumando com a “pressão” e o medo pode diminuir. Utilize essa ideia de repetição na prática musical quantas vezes for necessário!

Reconheça pensamentos pouco úteis

Antes de entrar no palco, podemos ser invadidos por pensamentos que não têm nada a ver com a performance, como: “fulano que me odeia está na plateia”; “e se pousar uma abelha no meu braço?”; “o que farei ao ter branco em cena”; “e se me vaiarem?”; “o cara da estante ao lado me odeia”. Apenas para citar alguns, risos.

Pois bem, não podemos impedir que nenhum pensamento surja. Mas é possível reconhecer os que não nos servem e escolher ficar com eles ou não. Ao notar um desses pensamentos, especialmente nos minutos que antecedem sua apresentação, reconheça-os, agradeça-os e mude seu foco. Buscar uma respiração livre e calma, acompanhada de um sorriso interno certamente ajuda.

Encontre pontos de conexão

não sentir medo do palco
Conectar-se com sua música, seu público, com o lugar, com seus aliados… é uma maneira de não sentir medo do palco.

Os pontos de conexão são outra excelente ferramenta para vencer o medo do palco. Eles ajudam a manter sua mente focada em sua tarefa (tocar, cantar, reger etc.). Você pode utilizar os seguintes:

Conexão com seu propósito

Conecte-se com seu propósito antes da apresentação. Sinta que está realizando um trabalho, para o qual você se preparou muito. Pense na sua música, cantarole as melodias, pense na mensagem, no compositor, enfim… Use sua imaginação.

Conecte-se com a terra

Sinta o chão apoiando seus pés e sustentando seu corpo. Dessa maneira, você ganhará estabilidade física, o que ajuda a organizar sua postura e se acalmar.

Conexão com o ambiente

Reconheça o ambiente de sua apresentação. Se você puder entrar no local antes, ótimo. Se não, assim que for se apresentar, tome alguns segundos para olhar os detalhes do lugar, a arquitetura, o palco etc. Veja como é sublime onde você está, não importa se é um grande teatro, uma sala de audição ou um bar.

Conexão com seu público 

Por fim, conecte-se com seu público, não importa se é um jurado ou um estádio lotado! A cantora Madonna disse uma vez aos seus bailarinos, antes de uma apresentação: “vejam as pessoas como luzes”! Essa pode ser sua metáfora para transformar a sua energia em relação a seu público.

Pratique atividades de consciência corporal

Por fim, dedique parte do seu estudo musical à prática de atividades de consciência corporal. Quanto mais você conhece seu corpo e sua mente, mais você percebe, por exemplo, se está sofrendo com tensões excessivas e qual a origem delas. 

Ao reconhecer essa relação corpo-mente, você consegue fazer escolhas que ajudam a tocar e cantar bem, com mais prazer e sem medo.

 

Espero que essas dicas ajudem toda vez que sentir medo do palco. Mas o assunto não para por aqui. Então, convido você a ler este outro artigo que escrevi sobre o processo da consciência corporal e a arte de reconhecer as escolhas!

Precisa de ajuda? Fale comigo!
Responderei o mais breve possível