Marjorie Barstow

Neste blog, eu já escrevi sobre a história de uma pianista com dor crônica na lombar. Durante o estudo de caso eu deduzi a possibilidade de uma escoliose “auto-infligida”. Soa forte, mas através do meu estudo da Técnica Alexander, estou convencida de que esta é uma realidade cotidiana para a maioria de nós. Escoliose, por exemplo, não é um fenômeno que ‘aparece’ sozinho, algo aconteceu para cria-la. Quanto mais entendemos sobre essa responsabilidade, mais chance de lidar com as nossas questões.

Controle consciente vs. controle instintivo

A idéia é esta: nos últimos dois séculos, a civilização evoluiu drasticamente mais rápido do que a nossa capacidade de se adaptar a ela. Enquanto a tecnologia se torna mais sofisticada, nós ainda dependemos dos meios instintivos ou inconscientes para usar nosso próprio mecanismo – o nosso corpo. Por exemplo: o ser humano inventou a cadeira e a nossa civilização demanda que fiquemos sentados em uma cadeira por pelo menos metade do nosso dia ( metade das nossas vidas…) Você conhece muitas pessoas que se sentem confortavelmente por horas? VOCÊ se sente confortável sentado por horas? Você tem consciência sobre o que está acontecendo em seu corpo e pensamento enquanto está sentado e em algum momento se acha numa posição totalmente curvada? (escrevi mais sobre este assunto aqui)

Vamos fazer um pequeno experimento para entender o “controle instintivo”:

Digamos que você está prestes a beber água; vamos prestar atenção no tempo entre o estímulo e a resposta. Vc tem consciência durante o movimento de trazer o copo para a sua boca? Está ciente do que acontece com o resto de você enquanto bebe? E a sua respiração; continua enquanto em movimento ou não?

Um hábito característico no movimento de trazer o copo para a boca, é a tendência de também levar a boca para o copo. Este é apenas um hábito típico que vem em muitas variações. Perceba qual seria seu hábito na próxima vez que der um gole. LEMBRE-SE: a tensão não é necessariamente visível, é mais sutil do que isso – às vezes é apenas uma tendência. Mas esta tendência é suficiente para causar tensão muscular excessiva por todo o corpo.

O que é o controle consciente?

‘Eu gostaria que fosse entendido que ao longo de meus escritos eu uso o termo “controle e orientação consciente” para indicar principalmente um objetivo para ser alcançado, em vez de um método de alcançá-lo.’ (FM Alexander)

Alexander não propõe que nós controlemos conscientemente todo e cada movimento no nosso dia-a-dia. Isso seria pura loucura. O que ele chamou de “controle consciente” é nada mais do que um estado de consciência elevada. Este estado não exige esforço; ao contrário, se você tenta chegar lá diretamente, ele apenas se move um passo mais distante. É o resultado de um processo que nós gradualmente treinamos nas aulas de Técnica Alexander – um processo de desfazer ou desaprender comportamentos, físicos e mentais, que atrapalham o nosso caminho. Como um aluno descreveu de um jeito lindo, a Técnica Alexander é o estudo da consciência aplicada.

By |2017-10-17T14:29:21+00:0014 de abril de 2013|

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.