Eu sei o quanto a tensão excessiva em instrumentistas de cordas são um problema para esses músicos. Então, eu trouxe esse tema muito especial para o nosso último Laboratório Aberto CCPM.
Nesse encontro, trabalhei um pouco do que chamo de mapeamento corporal, propondo uma minirrevisão anatômica dos membros superiores, pois, como instrumentistas de cordas, é importante reconhecer a estrutura das nossas mãos e braços, e como ambos se relacionam com o restante do nosso corpo.
Saber, por exemplo, onde realmente começa a estrutura dos braços e quais são as articulações-chave permite que você use seus braços, mãos e dedos de maneira mais consciente e conectada com o restante do seu corpo. Assim, é possível ter uma postura muito mais fluida, leve e saudável durante a prática musical e quaisquer outras funções da vida.
A atividade foi dividida em duas partes:
- experimentações de movimentos para descobrir a conexão membros superiores e o corpo;
- miniexplorações com convidados especiais Miguel Moreira (São Paulo, SP ― violão), Ronnie Oliveira (São Paulo, SP ― contrabaixo) e Mariana Holschuh (Natal, RN ― violino).
Assista ao LAB. ABERTO CCPM “Tensão Excessiva em Instrumentistas de Cordas” aqui!
Quer entender mais sobre mapeamento corporal?
Para que você tenha maior entendimento de como as estruturas do corpo funcionam e possa criar um “mapa mental” que ajude seu corpo a se mover de forma mais livre, criei o curso online Mapeamento Corporal para Músicos.
A estrutura do curso é dividia em 6 aulas especiais, apostila, vários materiais bônus e um encontro individual ao vivo comigo!
Quem pode fazer este curso?
- Músicos de todos os níveis de desenvolvimento;
- Professores de música;
- Estudantes de música;
- Músicos profissionais;
- Músicos amadores;
- Pessoas interessadas em entender melhor o seu corpo;
- Pessoas interessadas em melhorar a relação com o corpo e a qualidade do seu movimento.
Faça agora Mapeamento Corporal para Músicos e tenha acesso a todos esses benefícios!