Como lidar com a partitura para construir autoconfiança na performance musical

Como lidar com a partitura para construir autoconfiança na performance musical

Este texto é destinado para músicos que enfrentam nervosismo em relação a música que vão apresentar: medo de esquecer as notas, medo que vai dar ‘branco’, nervosismo da exposição no público, ansiedade de se colocar em frente de uma banca…

 

Como lidar com a partitura para construir autoconfiança na performance musical

‘A Imagem Maior’ ou ‘Como conectar melhor com a sua peça’

Essa é uma tática de metodologia de estudo inteligente. Na nossa relação com a peça o nervosismo facilmente faz nos concentrar na notas pequenas e esquecer da imagem maior. Qual é a historia da peça: começo – meio – fim?

Uma metáfora nítida é quando estou procurando uma rua especifica olhando para o mapa da cidade de São Paulo. A imagem da cidade dá desespero, como uma partitura com muitas muitas notas:

mapa confuso de São Paulo

Como lidar com a partitura para construir autoconfiança na performance musical

Se eu criar a imagem dá estrutura maior da partitura, eu crio um alivio para o meu sistema nervoso, que as vezes fica muito nervoso! A partir deste alivio, consigo lidar com as passagens e os blocos difíceis com o meu campo de atenção abertonum contexto de tranquilidade.

No mapa de São Paulo por exemplo, seria dividir essa estrutura enorme e complexa da cidade, primeiro em zonas (unidades grandes) e depois em bairros dentro dessas zonas (subcategorias dentro das unidades grandes).

zonas regionais de São Paulo

Antes de apresentar qualquer música é necessário poder contar a historia da peça, do mesmo jeito que contamos uma historia como a da Chapeuzinho Vermelho!

Cada um tem o próprio jeito de fazer a sua imagem maior da partitura. Depende no jeito de cada um, do estilo de música, masprincipalmente nos objetivos que quero alcançar (quero poder tocar até o fim sem dor? quero poder sentir mais a vontade com o público? quero conectar melhor com a peça?) Os objetivos de criar a imagem maior precisam ser definidos ANTES de começar este trabalho.

bairros de São Paulo

Criando a imagem maior difere da análise de partitura que aprendemos na teoria especialmente neste ponto. Não é sobre fazer uma divisão objetiva necessariamente, é criar a SUA imagem maior, para desmistificar a dificuldade, criar blocos onde você pode renovar a sua energia e pensamento, e mais importante, se conectar de uma forma melhor com a sua peça!

Precisa de ajuda? Fale comigo!
Responderei o mais breve possível