Você está aqui: Home » Blog » O apoio corporal e o impacto na performance musical

O apoio corporal e o impacto na performance musical

Hábitos de tensão excessiva prejudicam a performance musical e estão diretamente relacionados à falta de apoio corporal.

Antes de começarmos a falar sobre a performance musical e sua relação direta com o apoio corporal, quero que você responda a uma pergunta simples: “Onde está o apoio do meu corpo enquanto leio esse texto?”. Se estiver lendo em frente ao computador (ou no celular/tablet) é provável que esteja mais ou menos assim:
postura performance musical

Normalmente, quando nos fazemos essa pergunta, percebemos que algo está errado e rapidamente nos arrumamos “corretamente” na cadeira. O problema disso é que não temos como saber qual é a postura “correta”. E, por essa razão, o que acontece é: a gente assume a postura, “senta direito” por algum tempo e aí deixa o corpo entrar em colapso novamente.

Na Consciência Corporal para Músicos® exploramos os dois princípios básicos da Técnica Alexander:

  1. LIGAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO. Hábitos de tensão muscular são hábitos MENTAIS. Por exemplo: ideias preconcebidas da quantidade de tensão necessária em cada atividade e/ou uma visão confusa de como o corpo funciona.
  2. O EQUILÍBRIO DA CABEÇA EM CIMA DA COLUNA. O tônus muscular no corpo sempre é determinado pela qualidade na qual a cabeça se equilibra em cima da coluna (eu escrevi sobre isso neste texto)

No exemplo da tela do computador (ou do celular), tensões no ombro ou nas costas não são autogeradas. Existe algo que acontece ANTES de a tensão aparecer, e esse algo é MENTAL! Antes de cada movimento, existe um pensamento. E eu o convido a investigar esse pensamento. Perceba que quando está quase caindo em cima da tela do computador, isso nada mais é do que uma tentativa em vão de apoiar onde não existe apoio.

No momento em que conectar mente e corpo, tenho certeza que vai conseguir alterar seus padrões habituais de tensão e resultará em mais liberdade de movimento e melhora da performance musical.

Te desejo a melhor performance!

Abraços e até a próxima postagem 😉

2017-08-26T14:36:48+00:00

One Comment

  1. Ótimo artigo! realmente uma boa postura faz toda a diferença para ter produtividade.

Leave A Comment