O apoio corporal e o impacto na performance musical

Hábitos de tensão excessiva prejudicam a performance musical e estão diretamente relacionados à falta de apoio corporal.

Antes de começarmos a falar sobre a performance musical e sua relação direta ao apoio corporal, quero que você responda a uma pergunta simples:

“Onde está o meu apoio enquanto estou lendo esse texto?”

É muito comum que quando eu faço essa pergunta a alguém ou a mim mesma, eu percebo que há algo de errado e rapidamente me arrumo “corretamente” na cadeira.

O problema disso é que não temos como saber qual é a postura “correta”. E, por essa razão, a gente assume a postura “senta direito!” por algum tempo e daqui alguns minutos deixa o corpo entrar em uma postura “colapsada” ou “segurada” novamente.

Na Consciência Corporal para Músicos exploramos dois princípios importantes da Técnica Alexander:

  1. CONEXÃO ENTRE CORPO &MENTE.
    Hábitos de tensão muscular são hábitos de pensamento além de corporais: ideias preconcebidas da quantidade de tensão necessitada.
  2. O EQUILÍBRIO DA CABEÇA EM CIMA DA COLUNA.
    O tônus muscular do seu corpo neste momento está sendo determinado pela qualidade na qual a sua cabeça está se equilibrando em cima da sua coluna (eu escrevi sobre isso neste texto)

No exemplo estar lendo na tela do celular ou do computador, tensões no ombro ou nas costas não são geradas de forma espontânea. Existe algo que acontece ANTES da tensão aparecer, e esse algo é relacionado à forma de pensar! Antes de cada movimento, existe um pensamento. E eu te convido a investigar esse pensamento. Perceba que quando está o seu corpo começa a se inclinar perigosamente na direção da tela do celular ou em cima da sua partitura, isso nada mais é do que uma tentativa inocente de procurar apoio, onde apoio não existe!

Ao considerar a conexão entre corpo e mente, você pode entender seus padrões de tensão excessiva com outros olhos e assim acessar mais liberdade no seu movimento e, consequentemente, na sua performance musical.

Te desejo a melhor performance!

Abraços e até a próxima postagem 😉

By |2020-05-03T16:10:39-03:003 de março de 2017|

One Comment

  1. Lopes Nunes 24 de abril de 2017 at - Reply

    Ótimo artigo! realmente uma boa postura faz toda a diferença para ter produtividade.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.