A abordagem da Consciência Corporal para Músicos foi criada por Eleni Vosniadou em 2014 e no decorrer do tempo centenas de pessoas participaram em cursos e retiros presenciais e online e algumas dessas pessoas também concluíram o curso de Formação em Consciência Corporal para Músicos.
Aqui, você encontrará os currículos dos Instrutores licenciados de Consciência Corporal para Músicos.
Eleni Vosniadou é professora de Técnica Alexander com formação em Música (Percussão Erudita), Fisioterapia e atualmente Osteopatia.
Eleni completou os seus estudos musicais em Percussão Erudita no Novo Conservatório de Thessaloniki em 2009 (Diploma em Percussão Erudita – “Excelente, 1º Prémio e Medalha de Ouro”). A partir de 2006, começou a estudar a Técnica Alexander, na International Summer Academy Mozarteum (Salzburgo, Áustria) e impressionada com a eficácia do método em relação às suas tendinites e dores crônicas, continuou seus estudos na Alemanha e no Reino Unido.
Em 2012, completou os três anos de formação profissional de Técnica Alexander no London Centre for Alexander Technique and Teacher Training (Londres, Reino Unido). No âmbito do seu estágio, teve a oportunidade de dar aulas a alunos de música do Royal College of Music, bem como a atores da Arts Educational School London, experiência que a levou a concentrar-se no ensino da Técnica Alexander a músicos e artistas performáticos.
Em 2014, Eleni fundou a escola de “Consciência Corporal para Músicos” em São Paulo, Brasil, e atua como sua diretora até hoje. O principal objetivo da escola é o refinamento da consciência corporal, para que os músicos possam acessar uma relação mais harmoniosa com o seu instrumento, com a prática musical e com a sua expressão artística.
No Brasil, é frequentemente convidada para ministrar workshops, capacitações e palestras em universidades, escolas de música e organizações como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Projeto Guri e SESC.
Em 2014, Eleni apresentou a Técnica Alexander na Conferência Mundial de Educação Musical em Porto Alegre, Brasil (ISME 2014) e em 2016 ministrou Masterclass de Técnica Alexander na Mozarteum International Summer Academy em Salzburgo, Áustria.
Desde 2017 é membro do corpo docente da escola internacional “Total Vocal Freedom”, hoje “The Mind Body Music School”. Desde 2019, está ativamente envolvida na formação de professores da Técnica Alexander internacionalmente e no Brasil.
Eleni está continuamente envolvida em processos de desenvolvimento pessoal e professional, entre eles a Comunicação Não-Violenta, Aikido, método Buteyko, Yoga e Ayurveda. Em 2020 completou quatro anos de estudo no departamento de Fisioterapia da Universidade Nove de Julho em São Paulo e continua aprofundando sua compreensão do uso, estrutura e função do corpo e da mente humana através do estudo da Osteopatia (OSD-Escola Alemã de Osteopatia).
Ariana Pedrosa é fagotista, pesquisadora e educadora.
Em 2000 concluiu seu bacharelado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pouco depois de garantir a posição de fagotista e contrafagotista na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e mais tarde, em 2008, na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Suas atividades acadêmicas continuaram paralelamente à sua carreira profissional. Em 2007, obteve seu mestrado em Performance em fagote pela Université de Montréal e mais tarde, em 2019, concluiu seu doutorado também em Performance na mesma instituição. Sua pesquisa de doutorado explora a interseção da música popular e clássica dentro da música de concerto brasileira para fagote.
Ariana atuou como professora substituta de fagote na UFMG de 2009 a 2011. Entre 2019 e 2021, quando residiu em Toronto, lecionou na Universidade de Toronto, e em seu estúdio particular. Em 2020, ela se juntou a um grupo de pesquisa internacional dedicado ao legado musical do fagotista francês Noël Devos.
Além de seu ensino e pesquisa, Ariana Pedrosa tem realizado workshops em várias universidades. Seus workshops, intitulados “A Preparação da Performance Musical através do Processo Multimodal,” e “Consciência Corporal para Músicos” integram seu amplo conhecimento da Técnica Alexander.
Em 2023 se associou ao MHRI (Music and Health Research Institute) em Ottawa. Para aprofundar ainda mais sua expertise nesta área, ela concluiu ainda em 2023 a Formação em Consciência Corporal para Músicos® no curso de Formação CCPM. Em 2024 concluiu o programa de Formação de Professores na Escola de Técnica Alexander de Montreal, Canadá. Desde 2022, ela está baseada em Montreal, onde continua seu trabalho e suas contribuições no campo da música.