Consciência Corporal para Músicos 2024
Aplicação da Técnica Alexander na Prática e Performance Musical
Laboratórios de Consciência Corporal para Músicos
Um espaço virtual de aulas e laboratórios de Técnica Alexander para Músicos
O que é?
Nos Laboratórios CCPM você será convidado a desenvolver uma nova escuta do corpo e uma nova percepção da relação mente e corpo na hora da prática musical. O objetivo é estimular o nosso cérebro a aprimorar e refinar a imagem de nós mesmos a fim de abrir novas possibilidades na nossa relação com o instrumento e a performance.
A partir dos princípios da Técnica Alexander vamos descobrir como tocar com menos esforço e maior liberdade e eficiência. Vamos nos reconectar com partes esquecidas do nosso corpo e aprender a redirecionar o uso do corpo promovendo integração e prazer na hora de tocar e/ou cantar.
Para quem se destina?
As aulas são voltadas para todos que tocam um instrumento ou cantam, independentemente do nível musical ou do estilo musical preferido.
2 opções de horários:
- Segundas-feiras 19:30-21:00 – com Ariana Pedrosa
- Quintas-feiras 9:00-10:30 – com Eleni Vosniadou
De 14 de outubro a 14 de novembro
Pelo Zoom
“No início, foi difícil conduzir o corpo todo por meio do pensamento. Também foi difícil liderar os movimentos partindo da cabeça. Mas, aos poucos, o processo foi se tornando mais prazeroso, e a sensibilidade e a percepção do meu corpo foram aumentando bastante. Isso me mostrou mais dores do que alívios, mas era a minha percepção do corpo se desenvolvendo. Ao final do processo, essas dores foram sumindo, e a sensação de apoio foi crescendo. Hoje, sinto-me muito bem tocando, andando ou fazendo qualquer atividade!“
Denis Ito, pianista e professor
Como acontecem as aulas on-line?
Os Laboratórios CCPM acontecem de forma on-line, por meio da nossa sala de aula digital, via Zoom.
No formato de videoconferência, as aulas são totalmente interativas, divertidas e cheias de sorrisos! Os encontros incluem práticas de movimento, laboratórios com o instrumento e colaboração em pequenos grupos.
Como participante, você receberá continuamente ferramentas de consciência corporal para acessar um estado de bem-estar, autocuidado e reconexão com o prazer, até na circunstância desafiadora de estar em frente à tela do computador.
Observação: Caso você precise faltar em alguma aula, pode assistir à gravação posteriormente. A playlist com os vídeos das atividades é atualizada semanalmente.
Eleni Vosniadou é professora de Técnica Alexander com formação em Música (Percussão Erudita), Fisioterapia e atualmente Osteopatia.
Eleni completou os seus estudos musicais em Percussão Erudita no Novo Conservatório de Thessaloniki em 2009 (Diploma em Percussão Erudita – “Excelente, 1º Prémio e Medalha de Ouro”). A partir de 2006, começou a estudar a Técnica Alexander, na International Summer Academy Mozarteum (Salzburgo, Áustria) e impressionada com a eficácia do método em relação às suas tendinites e dores crônicas, continuou seus estudos na Alemanha e no Reino Unido.
Em 2012, completou os três anos de formação profissional de Técnica Alexander no London Centre for Alexander Technique and Teacher Training (Londres, Reino Unido). No âmbito do seu estágio, teve a oportunidade de dar aulas a alunos de música do Royal College of Music, bem como a atores da Arts Educational School London, experiência que a levou a concentrar-se no ensino da Técnica Alexander a músicos e artistas performáticos.
Em 2014, Eleni fundou a escola de “Consciência Corporal para Músicos” em São Paulo, Brasil, e atua como sua diretora até hoje. O principal objetivo da escola é o refinamento da consciência corporal, para que os músicos possam acessar uma relação mais harmoniosa com o seu instrumento, com a prática musical e com a sua expressão artística.
No Brasil, é frequentemente convidada para ministrar workshops, capacitações e palestras em universidades, escolas de música e organizações como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Projeto Guri e SESC.
Em 2014, Eleni apresentou a Técnica Alexander na Conferência Mundial de Educação Musical em Porto Alegre, Brasil (ISME 2014) e em 2016 ministrou Masterclass de Técnica Alexander na Mozarteum International Summer Academy em Salzburgo, Áustria.
Desde 2017 é membro do corpo docente da escola internacional “Total Vocal Freedom”, hoje “The Mind Body Music School”. Desde 2019, está ativamente envolvida na formação de professores da Técnica Alexander internacionalmente e no Brasil.
Eleni está continuamente envolvida em processos de desenvolvimento pessoal e professional, entre eles a Comunicação Não-Violenta, Aikido, método Buteyko, Yoga e Ayurveda. Em 2020 completou quatro anos de estudo no departamento de Fisioterapia da Universidade Nove de Julho em São Paulo e continua aprofundando sua compreensão do uso, estrutura e função do corpo e da mente humana através do estudo da Osteopatia (OSD-Escola Alemã de Osteopatia).
Ariana Pedrosa é fagotista, pesquisadora e educadora.
Em 2000 concluiu seu bacharelado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pouco depois de garantir a posição de fagotista e contrafagotista na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e mais tarde, em 2008, na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Suas atividades acadêmicas continuaram paralelamente à sua carreira profissional. Em 2007, obteve seu mestrado em Performance em fagote pela Université de Montréal e mais tarde, em 2019, concluiu seu doutorado também em Performance na mesma instituição. Sua pesquisa de doutorado explora a interseção da música popular e clássica dentro da música de concerto brasileira para fagote.
Ariana atuou como professora substituta de fagote na UFMG de 2009 a 2011. Entre 2019 e 2021, quando residiu em Toronto, lecionou na Universidade de Toronto, e em seu estúdio particular. Em 2020, ela se juntou a um grupo de pesquisa internacional dedicado ao legado musical do fagotista francês Noël Devos.
Além de seu ensino e pesquisa, Ariana Pedrosa tem realizado workshops em várias universidades. Seus workshops, intitulados “A Preparação da Performance Musical através do Processo Multimodal,” e “Consciência Corporal para Músicos” integram seu amplo conhecimento da Técnica Alexander.
Em 2023 se associou ao MHRI (Music and Health Research Institute) em Ottawa. Para aprofundar ainda mais sua expertise nesta área, ela concluiu ainda em 2023 a Formação em Consciência Corporal para Músicos® no curso de Formação CCPM. Em 2024 concluiu o programa de Formação de Professores na Escola de Técnica Alexander de Montreal, Canadá. Desde 2022, ela está baseada em Montreal, onde continua seu trabalho e suas contribuições no campo da música.
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Processo de Inscrição
Atualmente estão abertas as inscrições para o módulo Mapeamento Corporal para Músicos.
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RECONHECIMENTO DE DIFERENÇAS
Todos que procuram ajuda, conhecimento e crescimento são bem-vindos. Isso inclui indivíduos de todas as cores, religiões, origens, identidades ou expressões de gênero, orientações sexuais, tipos corporais, habilidades, idades e situações econômicas. Erros, com certeza, serão cometidos, pois sou humana. Porém, estou dedicada a um processo contínuo de aprofundar o entendimento, agir de forma inclusiva e promover equidade.
Reconheço que esse curso talvez não seja acessível a todos. Se você tem circunstâncias ou receios que impedem sua participação, por favor, entre em contato comigo, pois, juntos, podemos caminhar na direção de uma solução.
O que mais dizem os nossos participantes
“O curso me devolveu o prazer de tocar violão”
Pablo Galletti Vieira, violonista de sete cordas
“Estudei um curso com Eleni, em sistema de videoconferência, juntamente com outros alunos. Além de me sentir confortado ao interagir com outros músicos que também sofrem as mesmas dores que eu, e de ver os colegas muito felizes ao resolverem questões de consciência corporal, foi uma alegria muito grande poder celebrar suas vitórias, além de tê-los felizes em celebrar as minhas também! Durante as experiências nas aulas, Eleni me ajudou a descobrir em mim uma forma de tocar um exercício, que antes era difícil, com facilidade, liberdade e leveza. Foi simplesmente incrível! Foi apenas um curso, mas que me ensinou preciosas lições vitalícias. Tocar o piano sem dor é apenas o início: vislumbro as possibilidades de chegar ao alto nível técnico almejado, com a consciência corporal superior possibilitada pelos ensinamentos dessa grande mestra, Eleni Vosniadou. Recomendo seu curso para pessoas que moram perto e distante de São Paulo, e desejo que este sistema online alcance músicos que não possuem acesso presencial a um educador em consciência corporal, habilitando carreiras e dispondo músicos de todo o Brasil.“
Cesar Braga, pianista popular brasileiro e professor
“Além de ter praticamente eliminado a dor, passei a ter uma sensação melhor de bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante durante minhas performances. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento nessa parte da integração mente-corpo-ação.”
Vanessa Ferreira, contrabaixista
“Gostei muito da experiência do laboratório em conjunto, pois aprendemos muito com as experiências do outro, é muito enriquecedor! Posso dizer, com toda a certeza, que a metodologia de ensino de Eleni é transformadora de vidas, pois nos faz olhar para dentro de nós mesmos e, assim, olhar em volta de tudo de outra maneira!“
Andreia Hoffmann, cantora popular
“Reparo que minha coordenação cantando melhorou muito ao observar vídeos e fotos. Consequentemente, sinto que meu desempenho cantando também melhorou, sinto menos cansaço vocal e me sinto mais segura no palco.“
Thamires Tannous, cantora e professora
“Percebo que minha coordenação na hora de cantar e tocar melhorou muito! Consigo perceber com muita mais facilidade quando estou tensa ou bloqueando a fluidez no meu corpo. Também sinto que consigo lidar muito melhor com o erro ou qualquer desafio que aparece na minha prática musical. Sei que posso sempre dar um tempo para mim e ter um pensamento construtivo ao invés de ficar dramatizando o erro ou a tensão.”
Luana Baptista, cantora e percussionista
“Aprendi a lidar melhor com as dificuldades técnicas e os certos desconfortos nas costas que sentia esporadicamente. Aprendi muito sobre como usar o meu corpo, tendências que tenho e que não me ajudam. Durante a prática musical, desenvolvi uma habilidade maior de me conectar com o ‘agora’, de estar consciente das escolhas que faço e o que posso melhorar. Meus movimentos estão mais livres, e isso reflete na qualidade do meu som e no controle das várias nuances musicais.“
Henrique Segala, pianista