Séries de Movimento Restaurador: Ombros

MOVIMENTO RESTAURADOR 1

Músicos usam e abusam dos seus ombros! Essa é uma sequência de movimentos restauradores para a reeducação do movimento saudável da articulação do ombro.

Independente do instrumento que você toca ou se o seu instrumento é a voz, essas simples sequências irão te ajudar a entender como o complexo do ombro faz parte das costas e precisa de maior apoio (escápula e clavícula), enquanto a parte móvel pode mover livremente através de direção clara.

 

Passo 1:

Deite no chão com um apoio abaixo do crânio, as plantas dos pés em contato com o chão e os joelhos dobrados.

As palmas das suas mãos viradas para o chão ao lado do seu corpo (se isso é desafiador para você, comece com as palmas viradas para o teto).

Fique nessa posição o tempo que for agradável.

 

Passo 2:

Com os dedos liderando o movimento, leve as suas mão em contato com as suas costelas (pode deixar os seus cotovelos mais afastados do seu corpo se precisar).

Fique nessa posição o tempo que for agradável.

 

Passo 3:

Pontas dos dedos iniciam o movimento até que elas ‘olhem’ para o teto enquanto os cotovelos continuam no chão (pense que o dedo mínimo está liderando, deixando o polegar descansando, porém direcionando para frente).

Respire e fique nessa posição o tempo que for agradável.

Volte à posição inicial no seu tempo.

 

Em cada passo, dê bastante tempo para que o seu corpo e ombros possam se reorganizar através da ajuda da gravidade e do movimento sem demanda ou pressa.

 

MOVIMENTO RESTAURADOR 2

Há uma segunda variação da sequência do MOVIMENTO RESTAURADOR 1.

Por favor, não se apresse em realizar esses movimentos, pois o que importa aqui é mais a qualidade do que a quantidade.

Passo 1:

Posição inicial. Dê amplo tempo para o seu corpo encontrar o chão como um TODO: das pontas dos pés ao topo da cabeça (não se apresse. Respire).

Passo 2:

Com as pontas dos dedos liderando, direcione os dedos para o teto, enquanto os cotovelos continuam apoiados no chão (pense mais no dedo mínimo liderando, deixando o polegar descansando, porém direcionando para longe do corpo)⁣.

Passo 3:

Com as pontas dos dedos liderando, explore todas as possibilidades de movimento dos antebraços com os cotovelos apoiados no chão (pode mover um braço por vez enquanto o outro continua direcionado para o teto)⁣.

Brinque com este movimento o tempo que for agradável.⁣

⁣Volte à posição inicial no seu tempo.⁣

Os movimentos do antebraço, na verdade, são movimentos da articulação do ombro, enfatizando em rotação lateral e medial. Realizando este movimento, sem demanda ou pressa e com bastante apoio, criamos um perfeito contexto para restaurar a liberdade e função saudável da articulação dos ombros.⁣

 

MOVIMENTO RESTAURADOR 3

A terceira e última variação da sequência MOVIMENTO RESTAURADOR 1.⁣

Passo 1:

Posição inicial. Dê amplo tempo para o seu corpo encontrar o chão como um TODO: das pontas dos pés ao topo da cabeça (não se apresse. Respire). 

Passo 2:

Com as pontas dos dedos liderando, direcione os dedos para o teto enquanto os cotovelos continuam apoiados no chão (pense mais no dedo mínimo liderando, deixando o polegar descansando porém direcionando para longe do corpo)⁣.

Passo 3:

Convide o resto do braço para mover na direção das pontas dos dedos. Ao chegar numa posição dos braços a 90º com o resto do corpo, continue com os dedos direcionando o movimento para o teto, de forma que não precise de grande esforço para estar nesse jogo de equilíbrio, por alguns segundos.⁣

Ao voltar, convide os cotovelos para liderarem o movimento.⁣

Brinque com este movimento o tempo que lhe for agradável.

 

Todos os movimentos propostos nesta minissérie podem ser adaptados para cumprir as suas necessidades. Seja criativa(o) e escute o que o seu corpo necessita em cada momento.⁣

 

Pratique estes movimentos simples e volte aqui para compartilhar sua experiência, dúvidas ou impressões. Deixe abaixo nos comentários. Vou adorar te ouvir!

 

Por |2021-02-22T10:54:49-03:0019 de fevereiro de 2021|

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.