É comum que durante a performance musical, especialmente em momentos significativos como audições e apresentações, nosso instrumento primário – corpo/mente – tenha um desempenho diferente do que no estudo. Existem várias fases na preparação, e cada uma exige estratégia, desde o momento da escolha da música ou fechamento de um compromisso até a fase de pós-performance.
Durante este módulo, vamos aprender a escutar o que o nosso sistema necessita ao longo de cada etapa de preparação para a performance (antes, durante e depois) e estudar como acessar os próprios recursos físicos, mentais e emocionais para fortalecer a autoconfiança, a escolha e a performance otimizada
Alguns dos destaques deste módulo:
Jornada: Além das experimentações coletivas, cada participante será convidado para escolher uma peça para ser preparada ao longo do módulo, durante o nosso sarau.
Músicos (profissionais e amadores) que desejam aprimorar sua performance, refinando sua relação com o próprio corpo-mente-psiquismo, o instrumento e o público.
Venha, se você gostaria de abordar questões como:
“Além de ter praticamente eliminado a dor, passei a ter uma sensação melhor de bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante durante minhas performances. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento nessa parte da integração mente-corpo-ação.”
Vanessa Ferreira, contrabaixista
“Foi a maior descoberta, para mim, perceber que a música já compõe o ambiente antes mesmo da performance, e que a afinação dos instrumentos primário (corpo) e secundário (flauta) é o que possibilita a manifestação dela de forma integral.” – Nielson, participante da oficina no Sesc Vila Mariana
Músicos realizam movimentos extremamente complexos e refinados. Os ombros rígidos de uma violinista são um obstáculo para uma técnica eficiente e um som encorpado, já a mandíbula tensa de um cantor torna sua voz menos ressonante e esforçada.
Consciência Corporal para Músicos é uma abordagem holística que visa a restaurar o equilíbrio dinâmico do corpo e viabiliza uma performance mais fluida e prazerosa. Por meio da Técnica Alexander, método de reeducação somática, o músico começa a reconhecer e aprender a “afinar” o seu corpo como instrumento primário, aprimorando a coordenação e a eficiência dos seus movimentos, assim como a qualidade da conexão com o seu instrumento, a música e o seu público.
Chamamos os encontros de laboratórios, pois têm caráter prático. Tipicamente, em um laboratório, Eleni introduz um conceito ou prática, e logo mergulhamos juntos na exploração das questões que os participantes trazem com ou sem o instrumento.
Durante os laboratórios, as atividades acontecem tanto em grupos grandes quanto em pequenos, facilitados por membros da formação CCPM. Estes pequenos grupos também funcionam como um ponto de apoio fora dos horários da aula.<span class=”destaque”>
Todos os encontros ficam gravados para uso exclusivo dos participantes. As gravações ficam disponíveis após 24 horas
A sala de aula acolhe e inclui todo tipo de participante: profissionais, estudantes, professores e amadores. Estamos aqui para aprender como aproveitar nossa prática o máximo possível, independentemente de nível ou status
Na sala de estudo de consciência corporal, todos os instrumentos, inclusive a voz, participam juntos. Olhamos profundamente para detalhes técnicos e particularidades de cada instrumento por meio da investigação do instrumento primário – nosso corpo e nossa mente. Ao longo de cada encontro, pode esperar afinar e renovar seu instrumento primário: você!
Professora de Técnica Alexander e fundadora da escola de Consciência Corporal para Músicos®, Eleni Vosniadou apoia instrumentistas e cantores a restabelecerem liberdade e otimização na sua prática e performance musicais. Eleni possui formação em percussão erudita, fisioterapia e Técnica Alexander (Society of Teachers of the Alexander Technique ― UK; Alexander Technique International ― USA). Como musicista, foi por meio da conscientização corporal que conseguiu resolver problemas de tendinite crônica, o que potencializou radicalmente a sua performance musical.
No exterior, atua como co-diretora e docente na escola norte-americana Total Vocal Freedom, para cantores e professores de canto. Viaja entre América Latina, Estados Unidos e Europa para instruir musicistas e oferecer treinamento. No Brasil, é frequentemente convidada a ministrar palestras e oficinas em instituições de renomes nacional e internacional, como USP, UNESP, EMESP Tom Jobim, Projeto Guri, SESC, entre outras. Além de cursos presenciais e on-line, Eleni oferece treinamento e formação na escola de Consciência Corporal para Músicos®.
Saiba mais sobre Eleni clicando aqui.
Todos que procuram ajuda, conhecimento e crescimento são bem-vindos. Isso inclui indivíduos de todas as cores, religiões, origens, identidades ou expressões de gênero, orientações sexuais, tipos corporais, habilidades, idades e situações econômicas. Erros, com certeza, serão cometidos, pois sou humana. Porém, estou dedicada a um processo contínuo de aprofundar o entendimento, agir de forma inclusiva e promover equidade.
Reconheço que esse curso talvez não seja acessível a todos. Se você tem circunstâncias ou receios que impedem sua participação, por favor, entre em contato comigo, pois, juntos, podemos caminhar na direção de uma solução.
“O curso me devolveu o prazer de tocar violão”
Pablo Galletti Vieira, violonista de sete cordas
“Eleni, toquei para uma banca quinta-feira. Foi a melhor apresentação da minha vida. Presença total, tudo orgânico e acontecendo na hora. Sensação de felicidade antes, durante e depois da apresentação! Muito obrigado pelo aprendizado e, principalmente, por ‘desensinar’ tanta coisa que não me servia para nada!“
Fernando Goes, violonista
“No início, foi difícil conduzir o corpo todo por meio do pensamento. Também foi difícil liderar os movimentos partindo da cabeça. Mas, aos poucos, o processo foi se tornando mais prazeroso, e a sensibilidade e a percepção do meu corpo foram aumentando bastante. Isso me mostrou mais dores do que alívios, mas era a minha percepção do corpo se desenvolvendo. Ao final do processo, essas dores foram sumindo, e a sensação de apoio foi crescendo. Hoje, sinto-me muito bem tocando, andando ou fazendo qualquer atividade!“
Denis Ito, pianista e professor
“Gostei muito da experiência do laboratório em conjunto, pois aprendemos muito com as experiências do outro, é muito enriquecedor! Posso dizer, com toda a certeza, que a metodologia de ensino de Eleni é transformadora de vidas, pois nos faz olhar para dentro de nós mesmos e, assim, olhar em volta de tudo de outra maneira!“
Andreia Hoffmann, cantora popular