Sobre Eleni Vosniadou2018-06-25T17:14:03+00:00
Eleni Vosniadou, Professora de Técnica Alexander e criadora do curso Consciência Corporal Para Músicos (CCPM)

Quem é Eleni Vosniadou?

Um pouco da minha história…

Comecei a tocar percussão com 11 anos e logo fui atraída para o mundo mágico da orquestra e da música erudita. Comecei a estudar diariamente por muitas horas e dores fortes apareceram nos meus antebraços. Aos 21 anos fui diagnosticada com epicondilite crônica nos dois braços. Neste ponto, já não conseguia mais fazer audições e até finalizar meus estudos estava se tornando cada vez mais difícil. Já havia tentado todos os tratamentos disponíveis sem sucesso e o único jeito de não doer era não tocar – uma opção que não me fazia sentido.

Foi neste clima de desespero e pensando em abandonar a música que encontrei a Técnica Alexander. Na primeira aula não entendi nada do que estava acontecendo e fiquei bastante desconfiada. Mas, de um jeito completamente inesperado, ao fim da aula me senti como se estivesse habitando meu corpo de forma totalmente diferente e nova. Me sentia leve, quase flutuando!

Já menos ansiosa por respostas imediatas, passei a segunda aula curtindo as novas descobertas sobre mim e a relação com meu corpo. Ao descobrir o nível de tensão excessiva que utilizava experimentei tristeza e pensei ‘o que eu tenho feito comigo todos estes anos!?’, mas também um grande alívio por ter encontrado o porque meus músculos voltavam sempre ficar inflamados. Algo em mim estava gritando que através da Técnica Alexander eu conseguiria a me recuperar da tendinite e muito mais – me conhecer em um nível mais profundo.

Segui então um processo de estudo diferente que me deu resultados inimagináveis. Passei a praticar os meus instrumentos em conjunto com a Técnica Alexander. Se antes eu só conseguia tocar por 5 a 10 minutos antes de sentir dor, a conscientização corporal durante o estudo me permitiu a tocar sem restrição nenhuma em poucos meses. Escolhia quantas horas ia praticar e não era obrigada a parar por conta da dor.

O resultado dessa disciplina, no entanto, foi até mais impressionante… houve uma mudança radical de minha autoimagem e, consequentemente, de minha autoestima. De uma pessoa que sempre sentiu descoordenada e sem talento, comecei a me ver como uma pessoa com um potencial ilimitado. Isso foi um resultado de me sentir centrada e com foco. A prática da Técnica Alexander me proporcionou e continua me proporcionando ferramentas que me deixam mais apoiada nos meus pés e mais em casa no meu corpo. E assim me dedico com mais atenção e foco e com mais prazer no que estou fazendo. Alias é um imenso prazer e uma benção estar compartilhando essas ferramentas com outros músicos através da minha profissão.

Hoje em dia me dedico a ensinar a Técnica Alexander para músicos, de forma regular no curso Consciência Corporal para Músicos no Brasil e no curso Total Vocal Freedom internacionalmente.

BREVE CURRÍCULO

ELENI VOSNIADOU   •   SÃO PAULO, BRASIL

Natural da Grécia, desde 2012 reside e leciona no Brasil. Possui formação em percussão erudita pelo Neo Odeio Thessalonikis na Grécia e em Técnica Alexander pelo London Centre for Alexander Technique and Training na Inglaterra, com cursos complementares em Anatomia, Fisiologia e Patologia, em Londres (Anatomy, Physiology & Pathology ITEC 3) e São Paulo (Fisioterapia – Universidade Nove de Julho). Foi através da conscientização corporal que conseguiu resolver problemas persistentes de tendinite crônica, o que potencializou radicalmente sua performance musical.

No Brasil, Eleni está frequentemente convidada para oferecer palestras e oficinas em instituições e festivais de musica, incluindo USP – Universidade de São Paulo, UNESP – Universidade Estadual Paulista, FASM – Faculdade Santa Marcelina, Instituito Baccarelli, SESC, Festival de Música de Maringá, Jazz Trumpet Festival entre outros. Capacitações de curto ou longo prazo para os alunos e/ou o corpo docente de instituições como: Projeto Guri Santa Marcelina, EMESP – Escola Estadual de São Paulo, PIAP – Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP, Projeto Soarte, entre outros. Em 2014 apresenta a Técnica Alexander na educação musical no 31º Congresso Mundial da Educação Musical da ISME (Sociedade Internacional da Educação Musical) em Porto Alegre. Fora do Brasil, em 2016 foi convidada para ministrar a Masterclass de Técnica Alexander na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburg, Austria, e desde 2017 faz parte do corpo docente da ‘TVF Academy for Singers’, curso dedicado a aplicação da Técnica Alexander para cantores, com base nos Estados Unidos.

Eleni é fundadora e diretora do curso Consciência Corporal Para Músicos (CCPM), que tem como objetivo capacitar músicos a aperfeiçoarem sua relação com o próprio corpo na sua prática musical – descobrir a coordenação fluida e dinâmica do corpo e aprender a transformar a dificuldade/problema em um processo construtivo e libertador. O curso acontece de forma presencial em São Paulo e online, por teleconferência, com participantes de vários estados do Brasil e até brasileiros residindo no exterior.