O segredo de Mavis Karn2020-07-14T07:55:16-03:00

Tive a honra de conhecer a Mavis Karn na casa dela uma tarde quente de julho no estado de Minnesota dos EUA. O que mais me impactou foi a autenticidade dessa mulher, que não parece interessada em agradar ninguém, somente servir, apontando através de diversas formas na verdade que cada um carrega dentro de si: somos todos completamente inteiros e perfeitos.

Tinha escutado algumas entrevistas e lido “O Segredo” – texto que nada tem haver com o famoso livro “O Segredo”. Mavis teve uma longa carreira como assistente social e trabalhou por alguns anos com jovens encarcerados, de quem ela recebeu o apelido “O.G.“, que depois soube que significava “Original Gangster“! No final do período de trabalho na prisão, Mavis quis dar um presente para os jovens e assim sentou e escreveu “O Segredo” para eles. O meu entendimento do meu trabalho de consciência corporal, e também a minha vida, tem mudado radicalmente pelo presente que Mavis ofereceu ao mundo escrevendo este texto. O português não é minha lingua nativa, mas senti a forte vontade e necessidade de oferecer uma tradução para os meus alunos e para quem esteja interessado a ler. Então aqui vai.

Eleni Vosniadou


O SEGREDO 

de Mavis Karn

 

Queridas crianças (e ex-crianças),
Tenho um segredo para lhes contar, Ninguém quis esconder isso de vocês…É que tem sido uma daquelas coisas tão obvias que as pessoas não conseguem enxergar…como procurar por todo lugar pelas chaves que estão na sua mão.
O segredo é que você já é uma pessoa completamente inteira e perfeita. Você não é uma mercadoria danificada, você não é uma pessoa incompleta, você não é uma pessoa imperfeita, você não é uma pessoa inacabada, você não precisa de reforma, conserto, polimento ou grande reabilitação. Você já tem dentro de você tudo que você precisa para viver uma vida maravilhosa. Você tem bom senso, sabedoria, genialidade, criatividade, humor, auto-estima…você é potencial puro…não está faltando nada em você.
A única coisa que pode impedi-lo de aproveitar tudo que você já é, é um pensamento. Um pensamento, o seu pensamento. Não é o pensamento de outra pessoa. Seu pensamento…Qualquer pensamento que você esteja pensando no momento que parece mais importante pensar, do que se sentir grato, vivo, contente, alegre, otimista, amoroso e em paz…isso é a única coisa que existe entre você e a felicidade.
E advinha quem está no comando do seu pensamento? Advinha quem decide onde sua atenção vai? Advinha quem escreve, produz, dirige e atua no momento em que você está? Você! Só você. Não é o seu passado (pensamento armazenado), nem o futuro (você já reparou que ele nunca aparece?) nem seus pais (eles tem seus próprios pensamentos), ou seus amigos (idem), escola ou televisão ou situações ou circunstâncias ou qualquer outra coisa. Só você.
Pensar é uma capacidade incrível. Como qualquer capacidade, ela pode ser usada como uma ferramenta ou como uma arma contra nós e os outros. E, como em qualquer outra ferramenta, podemos saber se a estamos usando a favor ou contra nós mesmos através do sentimento que ela nos dá. Quando pensamos de forma desfavorável sobre nós mesmos ou outros, estamos em dificuldade. Quando não o fazemos, geralmente ficamos longe de dificuldade.
OS SENTIMENTOS EXISTEM PARA NÓS AVISAR DE FICAR LONGE DE USAR O NOSSO PENSAMENTO PARA GERAR PROBLEMAS NA NOSSA VIDA E PARA NÓS GUIAR DE VOLTA À NOSSA HABILIDADE NATURAL E SAUDÁVEL DE VIVER AS NOSSAS VIDAS AO MÁXIMO.
Então, por favor lembre-se de que seus pensamentos nem sempre estão dizendo a verdade. Quando estamos de mau humor, nos sentindo para baixo, nossos pensamentos não são confiáveis…nosso QI diminui. Quando nossos pensamentos passam e nós ficamos mais leves, nosso pensamento volta a ser criativo, positivo…nosso QI aumenta.
A única maneira de você se sentir mal sobre si mesmo e sua vida é se você pensar mal sobre eles…depende de você, a cada minuto que estiver vivo. Sempre depende de você! Este é o melhor e mais libertador segredo que já aprendi, e quero que você também saiba.
Com amor,
Mavis

Tradução
Eleni Vosniadou