O Caminho da Livre Expressão Musical2021-07-14T04:48:43-03:00

O Caminho da Livre Expressão Musical

Consciência Corporal para Musicistas e muito mais…

***

Um curso sobre expressão musical livre através da “mente quieta,

a espinha ereta e o coração tranquilo”

QUINTAS-FEIRAS, 14:00 – 15:15 (horário SP)
9 SETEMBRO – 9 DEZEMBRO 
NA SALA CCPM DO ZOOM
+ Bônus: 1 encontro individual com Eleni

>>> 100% online, 100% interativo! <<<

Prazo de inscrição antecipada: segunda-feira 16 de agosto!
Vagas limitadas!

Para quem é?

Este curso é para

  • quem busca maior liberdade na sua prática musical
  • quem busca maior liberdade no seu corpo/mente
  • todas as opções acima!

São bem vindas e bem vindos musicistas de todos os estilos e níveis de familiaridade com a musica: entre amadores e cantadores de chuveiro a super-duper profissionais!

O curso também será frutífero para professores de música, sendo que o entendimento do seu próprio corpo/mente e a interação com os colegas vai te proporcionar com a habilidade de observação refinada dos seus alunos e vai alavancar a sua energia criativa e vitalidade na hora do ensino.

Como funciona?

Imersão de 12 encontros semanais, com duração de 75 minutos cada, por teleconferência no Zoom.

QUINTAS-FEIRAS, 14:00 – 15:15 (horário SP)

9 SETEMBRO – 9 DEZEMBRO 

NA SALA CCpM DO ZOOM

***

Depois de muitos anos de formação erudita, tanto na música quanto na Técnica Alexander, eu me mudei para o Brasil. Aí as coisas mudaram. Eu ganhei acesso à naturalidade, brincadeira e “ginga” da música brasileira e este contato continua até hoje me transformando.

Por favor saiba que se escrevendo neste curso, você participará em um experimento maluco que iremos conduzir juntos!

Juntar o entendimento sofisticado de como funciona o nosso instrumento primário – nosso corpo/mente – com a habilidade inata de se expressar livremente, naturalmente e de forma autentica, que está presente quando brincamos e estamos interagindo com o mundo sem medo de julgamento.

E quais são os elementos essenciais para uma expressão musical livre?

***

Três pilares norteadores:

1. CONEXÃO COM O PROPÓSITO MAIS PROFUNDO  

Estou conectando com o meu desejo e propósito mais profundo, que me levou para a música em primeiro lugar?

2. TÉCNICA CONFIÁVEL  

Estou com entendimento claro e domínio de uma técnica sustentável, variável e de esforço econômico no meu instrumento?

3. COORDENAÇÃO FLUINDO  

Como o meu corpo/mente está cooperando para eu me expressar através da música?

Com quem é?

Eleni Vosniadou não gosta de se referir a si mesma na terceira pessoa, mas é o costume nesses breves currículos…

Comecei a minha jornada através da percussão, continuei com regência, e o que eu achava ser o obstáculo no meu caminho – persistentes dores e inflamações nos braços – acabou sendo o meu caminho.

Conheci a Técnica Alexander (método de reeducação somática) em 2006 e através desse processo me livrei das dores de vez, enquanto a minha performance musical se alavancou em níveis até então desconhecidos.

Me formei como professora de Técnica Alexander em 2012 em Londres e no mesmo ano me mudei para o Brasil numa coincidência cósmica, que não para de me causar fascínio.

Desde então, criei uma ponte que sempre me faltou como musicista: o portal CCpM! – Consciência Corporal para Músicos.

Além de cursos presenciais e online, em 2019 se inaugurou o curso de Formação em Consciência Corporal para Músicos, que é o caminho de maior aprofundamento, ideal para educadores e para quem quer mergulhar mais fundo.

Mais sobre mim e Consciência Corporal para Músicos no nosso site www.elenivosniadou.com e nas redes sociais!

Descrição & Cronograma

TÉCNICA ALEXANDER PARA MÚSICOS 

A professora Cathy Madden define a Técnica Alexander como

“Consciente e construtiva gentileza para nós mesmos,

Cooperando com o nosso desenho,

Apoiando nossos desejos e sonhos.”

Grande parte dos encontros do curso serão dedicados à exploração dos princípios básicos da Técnica Alexander. Gosto de pensar nestes princípios como o “manual de operação” de um ser humano! Através de práticas com e sem o instrumento, criaremos uma base firme no entendimento do nosso “desenho” de corpo/mente, possibilitando que ele vira um canal desobstruído e fluido, um meio de expressão de dentro para fora.

  

⇒ LABORATÓRIOS DE EXPRESSÃO MUSICAL LIVRE 

A música e a expressão especial e única de cada um de nós, serão as grandes protagonistas destes laboratórios!

Você terá amplas oportunidades de explorar caminhos e possibilidades da sua expressão musical, ligados aos três pilares norteadores do curso – proposito, técnica e coordenação. Conduziremos experimentos com e sem o botão do “mute”, coletivamente e individualmente.

Observação: A gente aprende melhor quando a gente se sente seguro e relaxado. Como o senso de segurança e bem estar é primordial no nosso curso, você em momento nenhum se sentirá forçada/o em se expor em frente do grupo.

  

⇒ LABORATÓRIO DE BRINCAR! 

Especialmente dedicado para quem leva a sua prática a sério!

Como crianças, nós aprendemos de uma forma fluida, intensa e plena e muitas vezes temos dificuldade de experimentar essa qualidade de aprendizagem como adultos. Minha teoria é que uma criança aprende, sem se preocupar em aprender. Ela não sofre com autojulgamento imposto pela expectativa do futuro, ela está apenas se divertindo e brincando. E nisso, ela acaba utilizando um repertório bem mais amplo de recursos disponíveis no seu corpo/mente, do que apenas o seu raciocínio lógico. Afinal, a gente não aprende a caminhar ou falar apenas raciocinando!

Além de muita brincadeira, os laboratórios de brincar incluirão momentos de aprendizagem de novas habilidades, como ritmos, percussão corporal e o uso não convencional da voz, como formas de aprender e desenvolver competência se divertindo!

+ BÔNUS! ENCONTRO INDIVIDUAL COM ELENI 

Durante os laboratórios semanais você terá possibilidades de acesso à instrução personalizada da Eleni. Adicionalmente, a inscrição no curso inclui um encontro individual de 45 minutos, onde você poderá trazer questões pessoais em um ambiente mais intimo.

Investimento & Inscrição

Clique no botão “INSCREVA-SE” e escolha uma das opções no menu.

Para a opção de DESCONTO À VISTA, entre em contato com Eleni no ccpm@elenivosniadou.com

Vagas limitadas! As inscrições ficarão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas!

E o que esperar se inscrevendo no curso?

Acesso aos Laboratórios

Durante os laboratórios interativos no zoom vamos exploramos práticas de auto-percepção e exercícios de movimento restaurador em diversos posicionamentos, com e sem o instrumento. As/os participantes serão orientadas/os a criar seu mini-studio de prática em casa, no espaço que tiver disponível.

Acesso às Gravações 

Embora seja ideal que você participe das aulas ao vivo, entendemos que você pode ocasionalmente ter conflitos inevitáveis. Todas as aulas serão gravadas para o uso exclusivo dos participante e as gravações serão disponíveis dentro de 24 horas.

Participação no Fórum CCPM

O Fórum CCPM é um grupo privado, que serve como espaço de troca entre participantes e plantão de dúvidas.

Um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro

A sala de aula acolhe e inclui todo tipo de participante – profissionais, estudantes, professores e amadores. – Estamos aqui para aprender como aproveitar nossa prática ao máximo possível, independente de nível ou status.

Confiabilidade

Todo participante, no início de cada ciclo de aprendizagem, reforça seu compromisso de que as explorações dentro da sala de aula são confidenciais. Obviamente cada um está livre para compartilhar sua própria experiência, descobertas e insights fora do curso, porém estamos como grupo conscientes e sensíveis em não expor colegas fora do curso.

Os participantes do curso relatam:

  • Maior liberdade, eficiência e precisão em tocar ou cantar.
  • Maior habilidade de lidar com a tensão excessiva.
  • Postura saudável sem esforço.
  • Maior autoconfiança na hora da performance.
  • Habilidade de lidar com estados emocionais fortes.
  • Ferramentas para recuperar de um estudo exagerado ou performance intensa.
  • Acesso ao bem-estar, tanto na hora do estudo, quanto na hora da performance.

 Reconhecimento de Diferenças  

Todos que procuram ajuda, conhecimento e crescimento estão bem vindos. Isso inclui indivíduos de todas as cores, religiões, origens, identidades ou expressões de gênero, orientações sexuais, tipos corporais, habilidades, idades, e situações econômicas. Erros com certeza serão cometidos, pois sou humana. Porém, estou dedicada a um processo contínuo de agir de forma inclusiva e promover equidade.

Reconheço que esse curso talvez não seja acessível a todos. Se você tem circunstâncias ou receios que te impedem de participar, por favor entre em contato comigo e juntos podemos caminhar na direção de uma solução.

O que dizem os alunos

Além de ter praticamente eliminado a questão da dor eu passei a sentir muito mais bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante em situações de performance. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento mais avançado nessa parte da integração mente-corpo-ação.

VANESSA FERREIRA, Contrabaixista

O curso me devolveu o prazer de tocar violão

PABLO GALLETTI VIEIRA, Violonista de sete cordas

Estudei um curso com Eleni, em sistema de videoconferência juntamente com outros alunos. Além de me sentir confortado ao interagir com outros músicos que também sofrem as mesmas dores que eu, e de ver os colegas muito felizes ao resolverem questões de consciência corporal, foi uma alegria muito grande poder celebrar suas vitórias, além de tê-los felizes em celebrar as minhas também! Durante as experiências nas aulas, Eleni me ajudou a descobrir em mim uma forma de tocar um exercício, que antes era difícil, com facilidade, liberdade e leveza. Foi simplesmente incrível! Foi apenas um curso, mas que me ensinou preciosas lições vitalícias.

CESAR BRAGA, Pianista Popular Brasileiro

O curso tem sido acima de tudo uma experiência terapêutica, não só com meu instrumento mas também sem ele, tendo mais consciência do meu corpo de maneira geral, podendo buscar novos meios e novos caminhos pra chegar no que desejo e onde a obsessão pelo o certo e o errado (especialmente comum no aprendizado da música clássica) dá lugar ao que de fato é mais eficiente pra cada um, sem julgamentos.

PEDRO GOBETH, Violinista e Professor

A experiência foi incrível e muito iluminadora abrindo minha percepção para novas possibilidades e aceitação dos processos do meu corpo. Sinto meu corpo mais presente e cada vez mais confortável com a relação com o mundo.

NATALIA SABIO, Cantora

Minhas dores após o estudo são muito menores. Me sinto menos tensa. Celebro o fato de muitas vezes conseguir identificar quando estou tensionando demais e me esforçando muito para tocar. Antes isso era pra mim algo normal e até necessário para estudar e tocar. Hoje percebo que quanto menos esforço, mais facilidade posso ter. É muito melhor praticar assim!

PRISCILA RODRIGUES, Violinista

Aprendi a lidar melhor com as dificuldades técnicas e com certos desconfortos nas costas que sentia esporadicamente. Aprendi muito sobre como uso meu corpo, tendências que tenho e que não me ajudam… Durante a prática musical, desenvolvi uma habilidade maior de me conectar com o “agora”, de estar consciente das escolhas que faço e o que posso melhorar. Meus movimentos estão mais livres e isso reflete na qualidade do meu som e no controle das várias nuances musicais.

HENRIQUE SEGALA, Pianista

Percebo que minha coordenação na hora de cantar e tocar melhorou muito!!! Consigo perceber com muita mais facilidade quando estou tensa, ou estou bloqueando a fluidez no meu corpo. Também sinto que consigo lidar muito melhor com o erro ou com qualquer desafio que aparece na minha prática musical. Sei que posso sempre dar um tempo pra mim, e fazer um pensamento construtivo em lugar de ficar dramatizando o erro ou a tensão.

LUANA BAPTISTA, Cantora e Percussionista

Tem perguntas ou dúvidas?

Escreva para o ccpm@elenivosniadou.com ou

entre em contato aqui!