Intensivo de Mapeamento Corporal2019-04-30T23:10:23+00:00

INTENSIVO DE FINAL DE SEMANA

Mapeamento Corporal para Músicos

Alinhando Mente e Corpo através da Consciência Corporal

Sábado e domingo, 27 & 28 abril 

10:00 – 17:00 horas

Espaço Musical
Rua Paulistânia 162
Vila Madalena, 05440-000
São Paulo

conduzido por
Eleni Vosniadou

O que é Mapeamento Corporal?

Mapeamento corporal é a imagem que nós temos de nós mesmos, a imagem que desenvolvemos conscientemente e/ou inconscientemente sobre as estruturas do nosso próprio corpo e como essas estruturas se conectam entre si. Músicos precisam do seu corpo para fazer música, na maioria das vezes com um alto nível de exigência de coordenação. Para tocar um simples ritmo no pandeiro posso contar 50 articulações que precisam cooperar em harmonia – e isso sem pensar muito! (há por volta de 360 articulações no nosso corpo por inteiro! – louco não é?)

Inscreva-se

Porque participar deste intensivo?

Este intensivo tem como objetivo apresentar informações essenciais de anatomia e fisiologia de forma prática e lúdica, a fim de auxiliar músicos e professores de música a transformarem a sua prática musical através do entendimento do corpo e do seu funcionamento natural.

Alguns dos pontos importantes que exploraremos:

  • Corpo Integrado, Músico Integrado
  • Mapeamento Corporal: Cabeça e Eixo, Braços e Eixo, Pernas e Eixo
  • Desmistificar a postura “correta”, para revelar a alegria e fluidez da coordenação natural
  • Curtir a montanha russa das emoções através da consciência corporal
  • Dissolver a tensão excessiva reconectando com o apoio disponível

Este workshop também oferece:

+ Curso Online de Mapeamento Corporal: Além do final de semana do intensivo, os participantes terão acesso ao curso online de Mapeamento Corporal para Músicos, com conteúdo teórico no formato de textos e vídeos para estudar e utilizar como referência antes e depois da aula presencial.

+ Certificado de Participação: A participação no Intensivo é equivalente à participação em um módulo da Academia de Consciência Corporal para Músicos. Os participantes receberão certificado de participação no final do intensivo.

Para quem é este intensivo?

Músicos (e professores) de música de todos os estilos e níveis são bem vindos para se inscrever, incluindo:

  • Aspirantes músicos profissionais que querem alavancar sua prática e acelerar suas carreiras
  • Amadores entusiastas que querem expandir o que é possível na hora do fazer musical (mesmo sendo iniciante!)
  • Professores de música que buscam novas ferramentas para ajudar seus alunos aprender a tocar ou cantar com maior liberdade

Também,

  • Músicos que desejam entender e melhorar a relação com o próprio corpo e com tensões recorrentes
  • Músicos que desejam ganhar maior autoconfiança e revelar o prazer na hora do fazer musical

Como será o ambiente de aprendizagem?

Acreditamos que músicos aprendem melhor em um ambiente acolhedor, onde se sentem seguros e apoiados. O ambiente de aprendizagem nos workshops de Consciência Corporal para Músicos é estimulante, divertido, não-competitivo e interativo!

Quem está conduzindo o evento?

O intensivo será conduzido por Eleni Vosniadou.

Natural da Grécia, Eleni Vosniadou é professora de Técnica Alexander com formação em música erudita. Além de ser fundadora e diretora do curso Consciência Corporal para Músicos, Eleni atua internacionalmente no corpo docente do programa Total Vocal Freedom, ensinando músicos como se livrarem de tensões excessivas, padrões posturais nocivos e hábitos comportamentais, que viram obstáculo na realização e prazer da performance musical e do potencial artístico. Pode conhecer mais sobre Eleni aqui.

Inscreva-se

Qual é o cronograma?

Sábado e domingo 27 & 28 Abril, das 10 às 17 horas

9:30 Chegada
10:00 – 13:00 Primeiro Bloco
13:00 – 14:30 Intervalo de Almoço
14:30 – 17:00 Segundo Bloco

Durante os principais blocos vamos cobrir o conteúdo teórico das estruturas principais (articulações e musculaturas) de Cabeça e Eixo, Braços e Eixo, Pernas e Eixo.

Tanto no sábado, quanto no domingo, o segundo bloco do dia será dedicado a exploração do mapeamento corporal na hora do fazer musical. Os participantes podem trazer seu instrumento se quiserem explorar questões específicas ou simplesmente experimentar fazer música com uma consciência corporal completamente nova!

O que dizem os músicos?

Além de ter praticamente eliminado a questão da dor eu passei a sentir muito mais bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante em situações de performance.

VANESSA FERREIRA, Contrabaixista.

O curso me devolveu o prazer de tocar violão.

PABLO GALLETTI VIEIRA, Violonista.

Aprendi a me responsabilizar mais pela minha postura, pelas dores e os prazeres também, de tocar sem ser uma coisa de culpa.

DANILO MORAES, Cantor, compositor e violonista.

Eleni cria um ambiente mental muito saudável em que nos sentimos à vontade para experimentarmos a liberdade de ter novas escolhas, ela é mestre nisso!

KARINA CARAMORI PATRY, Violinista.

…comecei a repensar minha técnica e parei com a cobrança excessiva que exercia sobre mim mesma… Percebi uma melhora considerável e fui novamente adquirindo mais confiança e voltando a ser feliz com meu trabalho. Sou grata à Técnica de Alexander e em particular a Eleni Vosniadou.

EDNA D’OLIVEIRA, Cantora Lírica e Professora.

Aprendi uma nova forma de “encarar” o estudo e a performance, muito mais prazerosa, fácil e musical. Conectar-se com o desejo, incluir o público e não tentar corrigir “o erro” libertaram uma musicalidade inata que ficava escondida por causa do meio jeito habitual de querer controlar tudo. Percebi que consigo inserir o pensamento construtivo com muito mais frequência durante a performance ou estudo, e também tenho reparado mais quando “não estou me ajudando”, o que sempre leva a uma maior consciência e um estudo mais proveitoso.

HENRIQUE SEGALA VILLELA, Pianista.

Quando e onde acontecerá o workshop?

Data: Sábado e domingo, 27 & 28 de abril 2019

Horário: das 10:00 às 17:00 horas

Local:

Espaço Musical
Rua Paulistânia 162
05440-000, São Paulo
(Ao lado da estação de metrô Vila Madalena)

Qual o custo do workshop?

O valor de investimento para esse intensivo é de R$845,00 com desconto à  vista ou 3 parcelas de R$297.

Inscreva-se já!

Tem perguntas? Entre em contato pelo chat no Messenger ou nos envie um email!

O que mais dizem os músicos?

Consegui desenvolver consciência para poder aliviar as dores e encontrar novos caminhos para estudar e realizar minhas apresentações.

MARCELO TAHIRA, Violonista.

Mais presença e qualidade energética nas minhas atividades! Mais interesse e coragem para lidar com desafios do oficio como dar aulas e conduzir workshops, falar em público, improvisar, cantar coisas mais difíceis, aprender novos instrumentos.

LENNA BAHULE, Cantora.

A principal mudança está na postura “sem fins lucrativos” que tenho assumido quando estou estudando e aplicando pensamento construtivo.

FABIO RAMAZZINA, Violonista e Professor.

Você vê o seu corpo reagindo de forma completamente diferente enquanto você toca. E é melhor!

HELENA PICCAZZIO, Violonista.

Ter aprendido a me observar melhor durante a prática reduziu meu nervosismo, minha frustração diante do erro e minha ansiedade em querer controlar tudo o tempo todo. Celebro, inclusive, o fato de que essa melhora tenha sido extendida à vida como um todo, e não apenas à prática musical.

GUSTAVO FIEL DOS SANTOS, PIANISTA.

Tem perguntas? Entre em contato pelo chat no Messenger ou nos envie um email!