Curso Consciência Corporal Para Músicos com Eleni Vosniadou 2018-02-17T21:05:50+00:00

Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou.

ALBERT EINSTEIN

Consciência Corporal Para Músicos

CCPM

O curso Consciência Corporal Para Músicos (CCPM) tem como objetivo capacitar músicos a aperfeiçoarem sua relação com o próprio corpo em sua prática musical – descobrir a coordenação fácil, fluida e dinâmica e aprender a transformar a dificuldade/problema em um processo construtivo e libertador.

Módulos temáticos e independentes

Você pode iniciar seus estudos a partir do início de cada semestre. Escolha entre participar apenas no primeiro módulo ou no semestre inteiro. De uma forma simplificada, durante o módulo Mapeamento Corporal vamos trazer maior atenção na preparação e estudo do instrumento, e no módulo Autoconfiança na Performance trabalharemos com estratégias especificas para serem utilizadas no momento da apresentação.

ATENÇÃO

Os dois módulos deste semestre são independentes, porém para participar no módulo “Autoconfiança na Performance” é necessário já ter participado do módulo “Mapeamento Corporal”.

Conheça os módulos

Eleni Vosniadou durante aula no SESC SP

Neste módulo vamos examinar as ligações das estruturas físicas que compõem o nosso corpo e esclarecer mal entendidos e mitos a respeito de articulações importantes. Nas aulas práticas, vamos explorar a relevância dessa informação no momento do estudo e da performance musical.

• Corpo integrado – Músico integrado

• Relação cabeça-coluna

• Estrutura dos braços

• Respiração

• Estrutura das pernas

• Aplicação com o instrumento

AULAS DO MÓDULO

28

/fev

Inscrições até:

PERÍODO DE AULAS: de 3 de março a 21 de abril

Mapeamento Corporal (Anatomia Essencial) para músicos

CONHEÇA O CONTEÚDO
Ahmad Jamal jovem

• Renovar o desejo

• Julgamento: amigou ou inimigo?

• Pensamento construtivo

• Campo de atenção unificado

• Otimizando o estudo

• Erro e autoconfiança

AULAS DO MÓDULO

28

/fev

Inscrições até:

PERÍODO DE AULAS: de 14 de maio a 30 de junho

Autoconfiança na Performance

Módulo dedicado a acessar o estado de segurança e autoconfiança diante do alto nível de estresse de um artista performático (seja profissional ou amador). Músicos lidam com uma série de questões de estresse: nervosismo na apresentação, memorização, dificuldades na técnica do instrumento, perfeccionismo etc. Neste módulo, vamos renovar o prazer e aprender a enxergar o palco como laboratório e campo de experimentação!

CONHEÇA O CONTEÚDO

Além de ter praticamente eliminado a questão da dor eu passei a sentir muito mais bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante em situações de performance. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento mais avançado nessa parte da integração mente-corpo-ação.

VANESSA FERREIRA, Contra-baixista.

Eleni cria um ambiente mental muito saudável em que nos sentimos à vontade para experimentarmos a liberdade de ter novas escolhas, ela é mestre nisso!

KARINA CARAMORI PETRY, Violinista erudita.

Conheça a Eleni e saiba mais sobre o curso CCPM

Eleni Vosniadou, Professora de Técnica Alexander e criadora do curso Consciência Corporal Para Músicos (CCPM)

Minha história com a Técnica Alexander

Olá, querido músico!

Sou Eleni Vosniadou, percussionista erudita por formação e professora de Técnica Alexander. Sou natural da Grécia e moro no Brasil desde 2012.

Durante meus estudos de percussão desenvolvi tendinites crônicas que acabaram me impedindo de praticar. Depois de muitos anos de sofrer com isso e de não encontrar soluções nos tratamentos convencionais e alternativos, eu conheci um processo EDUCACIONAL que rapidamente me deu acesso à consciência de meu próprio corpo.

Este foi o único método que me ajudou a superar inflamações que os médicos definiram como crônicas e intratáveis. Este processo educacional chama-se Técnica Alexander. Além de me livrar da tendinite, a Técnica Alexander me proporcionou um novo nível de autoconfiança, criatividade e até prazer (novidade na época!) na minha performance musical.

Fast forward dez anos depois…

Após a minha formação de professora de Técnica Alexander na Inglaterra, e já vivendo no Brasil, fundei o curso ‘Consciência Corporal para Músicos’, que tem sido fonte de aprendizagem e transformação tanto para mim, quanto para um grande número de músicos nos últimos anos.

Inicialmente as aulas eram só presenciais. Com o passar do tempo e com o entendimento da tecnologia, hoje em dia as aulas acontecem tanto presencialmente (São Paulo), quanto Online (por teleconferência ao vivo).

Eleni – Técnica Alexander – SESC

A Técnica Alexander

“A Técnica Alexander não te ensina a fazer algo novo. Ela te ensina como trazer mais inteligência prática no que já se está fazendo: como eliminar respostas estereotipadas; como lidar com hábito e mudança.”

– Frank Pierce Jones, pesquisador da Tufts University

Método de reeducação somática, a Técnica Alexander, me ajudou na recuperação de tendinites crônicas e me possibilitou voltar a tocar. Você pode esperar a se conscientizar sobre como seu corpo e mente funcionam em conjunto e como você tem controle em relação à qualidade da sua postura, do seu movimento e do seu funcionamento, tanto no dia-a-dia, quanto durante sua prática musical.

Conforme descrito por seu próprio criador, Frederick Matthias Alexander (1869-1955), “é um processo de reeducação psicofísica” que ajuda a pessoa a restaurar seu equilíbrio natural e a coordenação neuromuscular, a fim de proporcionar:

  • Postura saudável
  • Movimento livre de hábitos de tensão excessiva
  • Clareza e foco no pensamento
  • Presença e autoconfiança na comunicação
  • Paz e tranquilidade ao encontro com desafios
  • Maior consciência e relaxamento corporal no dia-a-dia
  • Acesso a menos julgamento e mais eficiência na atividade

A Técnica Alexander é a base do curso CCPM. Isso porque:

“A Técnica Alexander tem a mesma relação com a educação, que a própria educação tem para todas as outras atividades humanas.”

Essa é uma frase do professor e filósofo John Dewey, que estudou por anos com o próprio Alexander. Como eu posso aprender e aperfeiçoar algo, que requer a movimentação do meu corpo para ser efetivado, sem ter consciência plena de como meu corpo funciona? De fato, aprendemos o que precisamos aprender, mas problemas e frustrações surgem de forma que acabamos perdendo o prazer de nos engajar com nossa própria atividade.

A Técnica Alexander proporciona uma conscientização corporal, que possibilita aproveitar o nosso potencial na hora do desenvolvimento de novas habilidades. Desperta nossa criatividade e espontaneidade e torna a resolução de problemas em um processo prazeroso e frutífero.

Trata-se, portanto, de um método de reeducação corporal imprescindível para músicos. A Técnica Alexander é ministrada em quase todas as maiores instituições de música e artes cênicas no mundo – escolas como Juilliard, Royal College of Music, Boston Conservatory of Music, para citar alguns.

O professor Colin Lawson, diretor do Royal College of Music de Londres, diz:

Em nossa opinião, essa abordagem (a técnica de Alexander) é o melhor meio que encontramos para resolver o problemas da comunicação do artista e deve ser a base do [seu] treinamento.

E o Patrick Maddams, diretor da Royal Academy of Music, diz:

A Técnica Alexander me ajudou a desfazer nós, desbloquear energia e lidar com um quase paralisante medo do palco.

Eleni – Técnica Alexander – SESC
Eleni – Técnica Alexander – SESC
Eleni – Técnica Alexander – SESC
Eleni – Técnica Alexander – SESC

A técnica de Alexander me ajudou a controlar de forma concisa os meus movimentos corporais causando total conscientização sobre quais gestos são realmente necessário e quais não são, como os tensos ou exagerados. Além disso, aprendi técnicas de relaxamento construtivas e alongamentos sutis, simples e eficientes. Em relação ao psicológico, posso dizer que encontrei formas de pensar que reafirmam minha auto estima e minha segurança pessoal. Hoje, percebo que a minha postura está mais presente, não só fisicamente mas também mentalmente, sinto também que estou mais conectada com o instrumento e com o momento de está fazendo música.

MARINA MELLO, Harpista.

CCPM 2018

A estrutura do CCPM 2018 é diferente dos anos anteriores. As adaptações deixam a estrutura mais flexível e acessível, respeitando a agenda complicada dos músicos participantes, e ao mesmo tempo possibilita uma experiência de aprendizagem mais profunda e rica.

2 módulos no 1º semestre 2018

  1. Mapeamento Corporal (Anatomia Essencial para Músicos) – de 3 de março a 21 de abril
  2. Autoconfiança na Performance – de 14 de maio a 30 de junho.

Você tem duas opções:

  • Se inscrever apenas no módulo Mapeamento Corporal.
  • Se inscrever para o semestre inteiro, nos dois módulos: Mapeamento Corporal e Autoconfiança na Performance
Workshop CCPM com Eleni Vosniadou
Eleni Vosniadou em aula SESC-SP.

E o que esperar se inscrevendo neste semestre?

14 semanas de conteúdo exclusivo (todo participante receberá um e-mail semanal com vídeo e texto da parte teórica do módulo).

12 encontros-laboratórios com a Eleni – presencial ou online.

1 encontro individual e personalizado com a Eleni.

Participação no Fórum Exclusivo CCPM (plantão de dúvidas e espaço de troca entre participantes) 

Área Exclusiva (espaço virtual com conteúdo exclusivo).

*  Se inscrevendo em apenas um módulo, você aproveita os mesmos benefícios, com a diferença no número de encontros e semanas de conteúdo (serão 6 encontros-laboratório + 6 semanas de conteúdo), além de não ter acesso ao encontro individual com a Eleni.

E além disso…

EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
AMBIENTE ACOLHEDOR E SEGURO
LIVRE ACESSO AOS ENCONTROS

O que dizem os participantes?

O curso de CCPM online serve como um respiro e atualização do meu estado de fluidez na semana. É maravilhoso que faço de sexta feira, o último “dia útil” da semana, e lembro que posso seguir escolhendo a fluidez também no meu fds, sendo que como artista, todo o dia é útil.

LENNA BAHULE, Cantora e educadora.

O curso tem sido acima de tudo uma experiência terapêutica, não só com meu instrumento mas também sem ele, tendo mais consciência do meu corpo de maneira geral, podendo buscar novos meios e novos caminhos pra chegar no que desejo e onde a obsessão pelo o certo e o errado (especialmente comum no aprendizado da música clássica) dá lugar ao que de fato é mais eficiente pra cada um, sem julgamentos.

PEDRO GOBETH, Violinista erudito.

Depois que iniciei o curso comecei a repensar minha técnica e parei com a cobrança excessiva que exercia sobre mim mesma. Ao longo do “tratamento ” percebi uma melhora considerável e fui novamente adquirindo mais confiança e voltando a ser feliz com meu trabalho. Como não tinha pânico do palco e sim dos críticos, revi minha postura diante do meu canto e pude perceber o quanto eu fazia muitas pessoas felizes e passei a ignorar as críticas negativas aceitando sempre as positivas para o meu próprio crescimento como artista e como pessoa. Sou grata a técnica de Alexander e em particular a Eleni Vosniadou.

EDNA D’OLIVEIRA, Cantora lírica.

Ter contato com a técnica Alexander foi um diferencial na minha vida, não só como performer por trazer tranquilidade com consciência dos pontos de apoio e melhora da produção sonora pelo desenvolvimento da propriocepção, mas um bem estar de forma geral por ajudar a desenvolver meu primeiro instrumento, meu corpo. A abordagem da Eleni é um diferencial por sua experiência como musicista e consequente consciência dos problemas que assolam os músicos, bem como pelo contato pessoal (mesmo nas aulas em grupo) e único com que trata os alunos.

ALEXANDRE RIBEIRO, Theorbista e professor.

Turmas e Horários

São dois tipos de turma. Escolha o tipo que mais se adequa ao seu perfil e à sua rotina. Lembre-se de que quando estiver matriculado, poderá cursar todas as aulas, nos dois tipos de turma. A escolha precisa ser feita apenas para nosso controle de turmas e inscritos.

CCPM ONLINE

As turmas online do CCPM são uma ótima opção para o participante que não pode cursar o presencial. As aulas acontecem em turma, no ambiente online (videoconferência). O conteúdo programático é o mesmo do CCPM Presencial.

Terça: das 14h às 15h30

Sexta: das 15h às 16h30

CCPM PRESENCIAL

As turmas presenciais do CCPM são perfeitas para o participante que tem disponibilidade de se deslocar até o local do curso. As aulas são realizadas em turmas, onde há a constante interação entre a professora e os diferentes alunos.

Terça: das 17h às 19h

Quinta: das 10h às 12h

Sábado: das 10h às 12h

Matricule-se

Se não restou nenhuma dúvida e você se motivou a cursar o CCPM, agora é o momento de matricular-se. Escolha entre fazer sua matrícula no semestre ou no módulo avulso. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, você pode consultar nossa seção de Perguntas Frequentes logo abaixo. O fato de você manifestar seu interesse agora, não significa que sua vaga está garantida, pois as vagas são limitadas e o processo de pagamento não acontece online. Se você realmente quer cursar o CCPM, sugiro que garanta sua vaga, escolhendo uma das duas modalidades abaixo.

MÓDULO AVULSO

R$89000ou 2x de R$ 470,00
  • O módulo avulso está aberto a todos os alunos. Para cursar o CCPM não é necessário nenhum tipo de conhecimento prévio.
  • 6 encontros-laboratório +
  • 6 semanas de conteúdo

SEMESTRE COMPLETO

R$169200em até 6x de R$ 297,50
  • Para se inscrever no segundo módulo é necessário ter participado do primeiro. Aproveite o desconto especial ao se inscrever em dois módulos.
  • 12 encontros-laboratório +
  • 14 semanas de conteúdo +
  • 1 encontro individual com Eleni

Perguntas Frequentes

As aulas são estruturadas em grupo para providenciar os participantes com um ambiente onde eles podem começar a afiar sua habilidade de observação e desenvolver sua consciência corporal já com oportunidades de lidar com a exposição em público em um ambiente seguro. O grupo acaba criando um sistema de apoio, tanto durante a aula quanto ao longo do semestre.

Participando no curso você terá acesso tanto no conteúdo teórico, quanto nas aulas em grupo – presenciais ou online – que tem um caráter prático. Chamamos das aulas CCPM de ‘encontros-laboratório’, pois é o momento de encontro do grupo para experimentar processos e estratégias que você pode utilizar para abordar as questões que surgem durante sua prática pessoal.

Durante um encontro-laboratório, pode esperar:

  1. Momentos ‘masterclass’, onde vou convidar 2-3 participantes a apresentarem algo com que precisarão de ajuda.
  2. Exercícios individuais ou em grupos menores – exercícios que podem ser feitos em casa durante a semana.
  3. Experimentos em grupo – momentos que afinam a percepção e estimulam a criatividade durante o estudo.

Sim, caso você queira tocar no dia. Não precisa levar o instrumento em toda aula do módulo. No caso das aulas presenciais, o Espaço Musical já providencia piano e bateria.

O grande diferencial da Técnica Alexander como método de consciência corporal é o entendimento profundo da ligação entre mente e corpo. Durante as aulas os participantes começam a aprender a se observar com mais sensibilidade e transformar o tipo de pensamento que está causando obstáculos para um tipo de pensamento que revela seu potencial verdadeiro, tanto na eficiência técnica, quanto na intenção musical.

TODO tipo de músico está bem-vindo no curso! Não importa se for iniciante ou grande mestre, não importa se toca profissionalmente ou para o prazer próprio. Músicos de estilos diferentes e níveis diferentes de atuação aprendem juntos, aproveitando a riqueza da diversidade musical na sala de aula, tanto na aula presencial quanto na aula online.

Não, a aula é feita de roupa normal. É apenas interessante evitar roupas muito apertadas ou muito abertas (regatas, saias) para não obstruir a exploração de movimentos durante os exercícios.

Depois de um módulo você vai ter tido uma boa introdução no conteúdo do módulo. Você também vai ter começado a aplicar este conteúdo na sua prática musical e estará familiarizado com exercícios simples e rápidos que vai poder aplicar sozinho. Eu sempre vou dar ‘tarefas de casa’ que são desenhadas para ocuparem 10 minutos do seu dia. Além disso, durante um módulo o aluno tem a possibilidade de frequentar em mais do que uma aula por semana e também tem disponível o Fórum Exclusivo como plantão de dúvidas. Nesse sentido, o progresso depende muito da intenção e motivação do próprio aluno.

Sim. O que não pode acontecer é se inscrever no módulo ‘Autoconfiança na Performance’ sem ter feito o módulo ‘Body Mapping’ antes.

No caso de não ser músico você será convidado para uma entrevista com a Eleni para conversar sobre seu interesse e objetivos em querer se inscrever no curso. Após da entrevista será determinado em conjunto participar no curso seria proveitoso no seu especifico caso.