Curso Consciência Corporal Para Músicos com Eleni Vosniadou 2018-06-29T13:19:59+00:00
Consciência Corporal para Músicos

Consciência Corporal Para Músicos

CCPM

O curso Consciência Corporal Para Músicos (CCPM) tem como objetivo capacitar músicos a aperfeiçoarem sua relação com o próprio corpo em sua prática musical – descobrir a coordenação fácil, fluida e dinâmica e aprender a transformar a dificuldade/problema em um processo construtivo e libertador.

Além de ter praticamente eliminado a questão da dor eu passei a sentir muito mais bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante em situações de performance. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento mais avançado nessa parte da integração mente-corpo-ação.

VANESSA FERREIRA, Contra-baixista.

Eleni cria um ambiente mental muito saudável em que nos sentimos à vontade para experimentarmos a liberdade de ter novas escolhas, ela é mestre nisso!

KARINA CARAMORI PETRY, Violinista erudita.

A Técnica Alexander

“A Técnica Alexander não te ensina a fazer algo novo. Ela te ensina como trazer mais inteligência prática no que já se está fazendo: como eliminar respostas estereotipadas; como lidar com hábito e mudança.”

– Frank Pierce Jones, pesquisador da Tufts University

Método de reeducação somática, a Técnica Alexander, me ajudou na recuperação de tendinites crônicas e me possibilitou voltar a tocar. Você pode esperar a se conscientizar sobre como seu corpo e mente funcionam em conjunto e como você tem controle em relação à qualidade da sua postura, do seu movimento e do seu funcionamento, tanto no dia-a-dia, quanto durante sua prática musical.

Conforme descrito por seu próprio criador, Frederick Matthias Alexander (1869-1955), “é um processo de reeducação psicofísica” que ajuda a pessoa a restaurar seu equilíbrio natural e a coordenação neuromuscular, a fim de proporcionar:

  • Postura saudável
  • Movimento livre de hábitos de tensão excessiva
  • Clareza e foco no pensamento
  • Presença e autoconfiança na comunicação
  • Paz e tranquilidade ao encontro com desafios
  • Maior consciência e relaxamento corporal no dia-a-dia
  • Acesso a menos julgamento e mais eficiência na atividade
CCPM

A técnica de Alexander me ajudou a controlar de forma concisa os meus movimentos corporais causando total conscientização sobre quais gestos são realmente necessário e quais não são, como os tensos ou exagerados. Além disso, aprendi técnicas de relaxamento construtivas e alongamentos sutis, simples e eficientes. Em relação ao psicológico, posso dizer que encontrei formas de pensar que reafirmam minha auto estima e minha segurança pessoal. Hoje, percebo que a minha postura está mais presente, não só fisicamente mas também mentalmente, sinto também que estou mais conectada com o instrumento e com o momento de está fazendo música.

MARINA MELLO, Harpista.

Consciência Corporal Para Músicos

CCPM

Módulos temáticos e independentes

Você pode iniciar seus estudos a partir do início de cada semestre. Escolha entre participar apenas no primeiro módulo ou no semestre inteiro. Durante o módulo ‘Relaxamento Dinâmico’ vamos trazer maior atenção na preparação e estudo do instrumento, e no módulo ‘Performance Livre Através dos Princípios’ colocaremos em prática conceitos e ferramentas que proporcionam liberdade, conexão e coordenação máxima durante a performance.

ATENÇÃO

Os dois módulos deste semestre são independentes, porém para participar no módulo “Performance Livre Através dos Princípios” é necessário ter participado do módulo “Relaxamento Dinâmico”. 

Conheça os módulos do próximo semestre

Saiba mais sobre o curso
Saiba mais sobre o curso

E o que esperar se inscrevendo neste semestre?

Acesso nos laboratórios práticos com Eleni, presencial ou online: possibilidades de trazer as questões pessoais com instrumento.

Área Exclusiva: conteúdo teórico que acompanha os laboratórios do curso).

Participação no Fórum Exclusivo CCPM (plantão de dúvidas e espaço de troca entre participantes).

Os participantes do curso ralatam:
  • Maior liberdade, eficiência e precisão no movimento.
  • Habilidade de lidar com tensão excessiva.
  • Maior autoconfiança na hora da performance.
  • Postura saudável sem esforço.
  • Habilidade de controlar estados emocionais.
  • Ferramentas para recuperar rápido de um estudo exagerado ou performance intensa.
  • Acesso ao bem-estar, tanto na hora do estudo, quanto na hora da performance.
Ambiente acolhedor, respeitoso e seguro

A sala de aula acolhe e inclui todo tipo de participante – profissionais, estudantes, professores e amadores. Estamos aqui para aprender como aproveitar nossa prática ao máximo possível, independente de nível ou status. Confidencialidade: Todo participante no início de cada módulo reforça seu compromisso de que tudo que acontece dentro da sala de aula, fica na sala de aula. Obviamente cada um está livre para compartilhar sua experiência e descobertas dentro do curso, mas estamos todos conscientes em não expor nenhum colega fora do curso.

Acesso Livre em TODOS os Encontros CCPM

Este ano decidi implementar uma novidade no curso. O acesso estará livre em todos os encontros-laboratórios que acontecem durante a semana para todos os inscritos CCPM. O participante faz a sua inscrição escolhendo a sua turma (horário) de preferência, e a partir da inscrição efetivada terá acesso em quantas aulas por semana ele quiser, tanto presencial quanto online. Os encontros-laboratório tem caráter prático, e regularidade na frequência sempre acelera o processo da aprendizagem.

Quero saber mais

O que dizem os participantes?

O curso de CCPM online serve como um respiro e atualização do meu estado de fluidez na semana. É maravilhoso que faço de sexta feira, o último “dia útil” da semana, e lembro que posso seguir escolhendo a fluidez também no meu fds, sendo que como artista, todo o dia é útil.

LENNA BAHULE, Cantora e educadora.

O curso tem sido acima de tudo uma experiência terapêutica, não só com meu instrumento mas também sem ele, tendo mais consciência do meu corpo de maneira geral, podendo buscar novos meios e novos caminhos pra chegar no que desejo e onde a obsessão pelo o certo e o errado (especialmente comum no aprendizado da música clássica) dá lugar ao que de fato é mais eficiente pra cada um, sem julgamentos.

PEDRO GOBETH, Violinista erudito.

Depois que iniciei o curso comecei a repensar minha técnica e parei com a cobrança excessiva que exercia sobre mim mesma. Ao longo do “tratamento ” percebi uma melhora considerável e fui novamente adquirindo mais confiança e voltando a ser feliz com meu trabalho. Como não tinha pânico do palco e sim dos críticos, revi minha postura diante do meu canto e pude perceber o quanto eu fazia muitas pessoas felizes e passei a ignorar as críticas negativas aceitando sempre as positivas para o meu próprio crescimento como artista e como pessoa. Sou grata a técnica de Alexander e em particular a Eleni Vosniadou.

EDNA D’OLIVEIRA, Cantora lírica.

Ter contato com a técnica Alexander foi um diferencial na minha vida, não só como performer por trazer tranquilidade com consciência dos pontos de apoio e melhora da produção sonora pelo desenvolvimento da propriocepção, mas um bem estar de forma geral por ajudar a desenvolver meu primeiro instrumento, meu corpo. A abordagem da Eleni é um diferencial por sua experiência como musicista e consequente consciência dos problemas que assolam os músicos, bem como pelo contato pessoal (mesmo nas aulas em grupo) e único com que trata os alunos.

ALEXANDRE RIBEIRO, Theorbista e professor.

Quero saber mais