O Caminho Interior do Músico2021-02-23T07:23:46-03:00

O CAMINHO INTERIOR DO MÚSICO

Uma jornada de Integração, Autocuidado e Potência, com base na Técnica Alexander

De 26 fevereiro a 28 maio

SEXTAS-FEIRAS, 10:00 – 11:15 horas

Na sala CCPM do Zoom

PARA QUEM É

Músicos, professores de música, estudantes e amadores de música de todo estilo musical, idade e nível de habilidade musical.

COMO FUNCIONA

Imersão de 12 encontros semanais, com duração de 75 minutos cada, por teleconferência no Zoom

SEXTAS-FEIRAS, 10:00 – 11:15 (horário SP)

26 FEVEREIRO – 28 MAIO

NA SALA CCPM DO ZOOM

Três pilares guiadores:

  • Laboratórios de Movimento Restaurador

Os nossos encontros acontecerão pelo zoom, mas ninguém aguenta mais ficar em frente de uma tela! Então, estes serão laboratórios de movimento e descoberta, que visam restaurar o equilíbrio da tensão muscular no nosso corpo. Livre da tela, você será guiada/o em práticas de autocuidado corporal, incluindo a relação com o instrumento.

  • Laboratórios “Reescrevendo a Nossa História Musical”

Laboratórios de introspecção e reconciliação com a nossa história. Todos nós carregamos feridas e vulnerabilidades que geram medo e desprazer durante a nossa prática musical. Vamos olhar para estes aspectos da nossa história utilizando recursos como a escuta do nosso corpo, o apoio em pequenos grupos e até o “erro”!

  • Oficinas de Integração

Momentos onde você terá a possibilidade de trazer questões que está enfrentando na sua prática musical e/ou na sua relação com o próprio corpo. Parte de cada encontro será dedicada a oficinas, onde você poderá explorar as suas questões individualmente com Eleni, se você deseja trabalhar neste formato.

Bônus!

  • Mapeamento Corporal para Músicos

 O que toda/o musicista precisa saber sobre o seu corpo. Se inscrevendo, você terá acesso vitalício neste curso online, que pode ser acompanhado no seu tempo.

DESCRIÇÃO DO CURSO

A jornada de um músico é definida por conquistas, sucessos, fracassos e crescimento. Além de lidar com um número infinito de questões musicais e técnicas, músicos também enfrentam dois problemas comuns em sua jornada:

  1. Senso de insuficiência – Todos nós queremos conseguir o nosso melhor, o que significa que trabalhamos muito para otimizar a nossa prática, para ultrapassar desafios técnicos e para chegar em altos níveis de interpretação e expressão autêntica. O problema é que muitas vezes confundimos a busca por excelência artística com um sentimento constante de que nunca está bom, de que não somos bons o suficiente.
  2. Demônios internos – Na clássica jornada do herói, o inimigo do herói é sempre o grande monstro mau! Na jornada do músico, o nêmesis é tipicamente um ou mais demônios internos – auto-dúvida, ansiedade, nervosismo do palco, não aceitação do próprio corpo, falta de confiança, pensamentos e crenças limitantes, baixa auto-estima ou uma falta de apreciação geral por si mesmo e o seu desempenho musical.

Essas duas coisas não são apenas “coisas da cabeça” – elas nos prendem, nos definem e formam, nos diminuem e nos impedem de experimentar uma liberdade verdadeira na arte e na vida. E nenhum talento, técnica ou estudo pode resolver essas questões profundamente pessoais.

E se a sua música viesse de amor em vez de insuficiência?

Como seria sua prática se você não tivesse excesso de tensão no seu corpo?

E se você pudesse transformar a sua história, com todas as suas falhas, fracassos e sucessos, em uma super-potência?

Te convido a se juntar a nós no curso “O Caminho Interior do Músico” para uma aventura introspectiva da sua história, do seu som e de você mesma/o.

Com o apoio de uma comunidade solidária e um ambiente seguro, você terá a oportunidade de ver onde esteve, onde está atualmente e para onde deseja ir daqui para frente.

Teremos um novo olhar sobre os fatores que limitam a nossa prática musical e vida, revelando as camadas mais profundas da nossa história e descobrindo tesouros escondidos ao longo do caminho. Você experimentará cura, aceitação e apreciação por TUDO o que você é, incluindo a sua música.

Durante o caminho interior e as descobertas de novos aspectos de si mesma/o e da relação com o seu instrumento, sua prática musical chegará em novos níveis de significado e profundidade.

Os Três Pilares

MOVIMENTO RESTAURADOR

Músicos utilizam o seu corpo como a sua principal ferramenta de trabalho e muitas vezes não prestam a devida atenção, até que o corpo começa a gritar! Isso acontece na forma de dor ou desconforto, físico ou psíquico. Durante os laboratórios de movimento restaurador vamos aprender como nos mover de forma gentil e restauradora, livrando-nos da necessidade de ficar em frente da tela do zoom. Serão 6 sessões de levar o nosso instrumento primário – o nosso corpo – para o luthier!

REESCREVENDO A NOSSA HISTÓRIA MUSICAL

No decorrer do curso, você vai desenvolver um novo olhar sobre eventos definitivos da sua vida, incluindo sua história de origem, momentos marcantes e sistemas de crenças que foram formados a partir da sua história. Vai começar a distinguir o que é conto de fadas e o que é fato. Aprender a ver a beleza de suas falhas e fracassos e reescrever a sua história ao comemorar seus sucessos. Será uma jornada introspectiva apoiada pelo trabalho em duplas e pequenos grupos.

OFICINAS DE INTEGRAÇÃO

No decorrer dos encontros você terá a oportunidade de trabalhar individualmente com Eleni sobre as suas questões pessoais. Será uma possibilidade de integrar as aprendizagens do curso na sua prática musical com feedback e apoio.

http://elenivosniadou.com/wp-content/uploads/2021/01/Caminho-Interior-do-Musico-CCPM-1.png

BÔNUS!
Curso online “Mapeamento Corporal para Músicos”

A participação neste curso inclui o curso online “Mapeamento Corporal para Músicos”. Este curso é uma introdução completa às principais estruturas do corpo, acompanhada por uma apostila com o conteúdo teórico, imagens e explicações mais detalhadas. Conheça mais sobre este curso clicando aqui.

Durante as aulas do curso “O Caminho Interior do Músico” você terá a possibilidade de tirar dúvidas sobre este material e realizar atividades e exercícios, aplicando os conhecimentos com o instrumento e durante diversos momentos da sua prática musical (estudo, performance, live, etc…)

Você receberá acesso ao curso online “Mapeamento Corporal para Músicos” dentro de 24 horas da sua inscrição.

Instrutora

Eleni Vosniadou é fundadora e diretora do curso Consciência Corporal Para Músicos®, que desde 2014 tem capacitado músicos e professores de música em aperfeiçoarem a sua relação com o próprio corpo durante a sua prática musical e vida.

Natural da Grécia, Eleni reside e leciona no Brasil desde 2012. Possui formação em percussão erudita pelo Neo Odeio Thessalonikis (Grécia) e em Técnica Alexander pelo London Centre for Alexander Technique and Training (Inglaterra), com cursos complementares em Anatomia, Fisiologia e Patologia (Anatomy, Physiology & Pathology ITEC 3, Londres) e Fisioterapia (Universidade Nove de Julho, São Paulo). Foi através da conscientização corporal que conseguiu resolver problemas de tendinite crônica, o que potencializou radicalmente a sua performance musical.

No Brasil, Eleni é frequentemente convidada para oferecer palestras e oficinas em instituições e festivais de musica, incluindo USP – Universidade de São Paulo, UNESP – Universidade Estadual Paulista, SESC, Festival de Música de Maringá, Jazz Trumpet Festival entre outros. Capacitações de longo ou curto prazo para os alunos e/ou o corpo docente de instituições como: Projeto Guri Santa Marcelina, EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, PIAP – Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP, Projeto Soarte, entre outros. Em 2014 apresenta palestra sobre a Técnica Alexander na educação musical no 31º Congresso Mundial da Educação Musical da ISME (Sociedade Internacional da Educação Musical) em Porto Alegre. Fora do Brasil, Eleni ministrou a Masterclass de Técnica Alexander em 2016 na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburg, Austria, e em 2018 apresentou o seu trabalho de “Consciência Corporal para Músicos” no Congresso Internacional de Técnica Alexander em Chicago, EUA. Desde 2017 faz parte do corpo docente da Total Vocal Freedom for Singers, escola internacional com base nos EUA, voltada à aplicação da Técnica Alexander por cantores e professores de voz.

Investimento & Inscrição

Clique no botão “INSCREVA-SE” e escolha uma das opções no menu.

Caso prefira pagar à vista com desconto, entre em contato com ccpm@elenivosniadou.com

As inscrições ficarão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas.

E o que esperar se inscrevendo no curso?

Acesso aos laboratórios.

Durante os laboratório exploraremos práticas de contemplação e auto-percepção, exercícios de movimento restaurador no chão, sentado e em pé. As/os participantes serão orientadas/os a criar seu mini-studio de prática em casa, no espaço que tiver disponível.

Acesso às Gravações dos Encontros

Embora seja ideal que você participe das aulas ao vivo, entendemos que você pode ocasionalmente ter conflitos inevitáveis. Todas as aulas serão gravadas e os replays estarão disponíveis em uma área privada dentro de 24 horas após a aula. 

Participação no Fórum CCPM

O Fórum CCPM é um grupo privado, que serve como plantão de dúvidas e espaço de troca entre participantes.

Um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro.

A sala de aula acolhe e inclui todo tipo de participante – profissionais, estudantes, professores e amadores. – Estamos aqui para aprender como aproveitar nossa prática ao máximo possível, independente de nível ou status.

Confiabilidade

Todo participante no início de cada módulo reforça seu compromisso de que as explorações dentro da sala de aula são confidenciais. Obviamente cada um está livre para compartilhar sua própria experiência, descobertas e insights, mas estamos todos conscientes e sensíveis em não expor nenhum colega fora do curso.

Os participantes do curso relatam:

  • Maior liberdade, eficiência e precisão em tocar ou cantar.
  • Maior habilidade de lidar com a tensão excessiva.
  • Postura saudável sem esforço.
  • Maior autoconfiança na hora da performance.
  • Habilidade de lidar com estados emocionais fortes.
  • Ferramentas para recuperar de um estudo exagerado ou performance intensa.
  • Acesso ao bem-estar, tanto na hora do estudo, quanto na hora da performance.

RECONHECIMENTO DE DIFERENÇAS

Todos que procuram ajuda, conhecimento e crescimento estão bem vindos. Isso inclui indivíduos de todas as cores, religiões, origens, identidades ou expressões de gênero, orientações sexuais, tipos corporais, habilidades, idades, e situações econômicas. Erros com certeza serão cometidos, pois sou humana. Porém, estou dedicada a um processo contínuo de aprofundar o entendimento, agir de forma inclusiva e promover equidade.

Reconheço que esse curso talvez não seja acessível a todos. Se você tem circunstâncias ou receios que te impedem de participar, por favor entre em contato comigo e juntos podemos caminhar na direção de uma solução.

O que dizem os alunos

Além de ter praticamente eliminado a questão da dor eu passei a sentir muito mais bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante em situações de performance. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento mais avançado nessa parte da integração mente-corpo-ação.

VANESSA FERREIRA, Contrabaixista

O curso me devolveu o prazer de tocar violão

PABLO GALLETTI VIEIRA, Violonista de sete cordas

Estudei um curso com Eleni, em sistema de videoconferência juntamente com outros alunos. Além de me sentir confortado ao interagir com outros músicos que também sofrem as mesmas dores que eu, e de ver os colegas muito felizes ao resolverem questões de consciência corporal, foi uma alegria muito grande poder celebrar suas vitórias, além de tê-los felizes em celebrar as minhas também! Durante as experiências nas aulas, Eleni me ajudou a descobrir em mim uma forma de tocar um exercício, que antes era difícil, com facilidade, liberdade e leveza. Foi simplesmente incrível! Foi apenas um curso, mas que me ensinou preciosas lições vitalícias.

CESAR BRAGA, Pianista Popular Brasileiro

O curso tem sido acima de tudo uma experiência terapêutica, não só com meu instrumento mas também sem ele, tendo mais consciência do meu corpo de maneira geral, podendo buscar novos meios e novos caminhos pra chegar no que desejo e onde a obsessão pelo o certo e o errado (especialmente comum no aprendizado da música clássica) dá lugar ao que de fato é mais eficiente pra cada um, sem julgamentos.

PEDRO GOBETH, Violinista e Professor

A experiência foi incrível e muito iluminadora abrindo minha percepção para novas possibilidades e aceitação dos processos do meu corpo. Sinto meu corpo mais presente e cada vez mais confortável com a relação com o mundo.

NATALIA SABIO, Cantora

Minhas dores após o estudo são muito menores. Me sinto menos tensa. Celebro o fato de muitas vezes conseguir identificar quando estou tensionando demais e me esforçando muito para tocar. Antes isso era pra mim algo normal e até necessário para estudar e tocar. Hoje percebo que quanto menos esforço, mais facilidade posso ter. É muito melhor praticar assim!

PRISCILA RODRIGUES, Violinista

Aprendi a lidar melhor com as dificuldades técnicas e com certos desconfortos nas costas que sentia esporadicamente. Aprendi muito sobre como uso meu corpo, tendências que tenho e que não me ajudam… Durante a prática musical, desenvolvi uma habilidade maior de me conectar com o “agora”, de estar consciente das escolhas que faço e o que posso melhorar. Meus movimentos estão mais livres e isso reflete na qualidade do meu som e no controle das várias nuances musicais.

HENRIQUE SEGALA, Pianista

Percebo que minha coordenação na hora de cantar e tocar melhorou muito!!! Consigo perceber com muita mais facilidade quando estou tensa, ou estou bloqueando a fluidez no meu corpo. Também sinto que consigo lidar muito melhor com o erro ou com qualquer desafio que aparece na minha prática musical. Sei que posso sempre dar um tempo pra mim, e fazer um pensamento construtivo em lugar de ficar dramatizando o erro ou a tensão.

LUANA BAPTISTA, Cantora e Percussionista

Tem perguntas ou dúvidas?

Me escreva no ccpm@elenivosniadou.com ou

Entre em contato!