O impacto do equilíbrio da cabeça em cima da coluna

Você está aqui: Home » O impacto do equilíbrio da cabeça em cima da coluna

O impacto do equilíbrio da cabeça em cima da coluna

 

Anatomia Essencial para Músicos

Na nossa estrutura existe um eixo, um corpo principal. Esse eixo consiste em cabeça e torso. E precisa haver equilíbrio.

 

O impacto do equilíbrio da cabeça em cima da coluna

cabeça

cabeça

torso

torso

O equilíbrio delicado entre a cabeça e o corpo

Articulação ATLANTO-OCCIPITAL

O equilíbrio entre cabeça e corpo ou articulação atlanto-occipital é crucial em relação ao equilíbrio corporal e determina o tônus muscular e a postura do corpo inteiro. Funciona como um centro de controle da musculatura. Nos quadrúpedes fica mais fácil ver isso do que nos bípedes:

Leopardo – Consciência corporal

 

No ser humano a cabeça é delicadamente apoiada em cima da primeira vértebra da coluna que chama-se ATLAS:

 

Membrana atlanto-occipital

A articulação entre cabeça e corpo chama atlanto-occipital, vem das palavras ‘atlas’ e ‘occipital’ (a região do crânio que entra em contato com o atlas, primeira vertebra da coluna)

Uma comparação boa é a qualidade do movimento no punho, em dois extremos: fecha sua mão e faz um movimento circular enquanto o seu punho fica livre e neutro. Agora faça o mesmo movimento com seu punho bem tenso. O movimento acontece nos dois jeitos, mas no primeiro instante a qualidade é fácil, flúida e leve, o no segundo tensa, forçada e pesada. Até a sua respiração fica influenciada. Com o punho livre a respiração é livre com o punho tenso a repsiração está presa.

Na hora que o músico joga toda a sua atenção no instrumento, notas e técnica e esqueça do próprio corpo este equilibrio delicado fica tenso e perde a liberdade de movimento.

No passado, eu tocava percussão com tensão excessiva nos braços, só que a tensão nos braços era apenas um resultado de falta de equilibrio na articulação atlanto-occipital. Na minha inocência e falta de informação, eu confundia essa tensão excessiva por expressividade na minha musicalidade…

 

2017-10-17T11:37:28+00:00

Leave A Comment