Produção vocal consciente

Passo 1 – Semissupino

Deite-se na posição de semissupino (se você não tem ideia do que estou falando, olhe Dar-se um tempo – Introduzindo o repouso construtivo). Veja se você está confortável, usando alguns livros como suporte embaixo da sua cabeça e com os joelhos flexionados.

Passo 2 – Reconhecendo minha estrutura

No Eixo Integrado falamos sobre o corpo principal – o eixo integrado de onde os todos movimentos se iniciam: Cabeça e Troco

Enquanto você está deitado perceba que o esse corpo principal começa no topo da sua cabeça e vai até o seus ísquios. Essa é uma estrutura. Vamos voltar para a cabeça e observar como o crânio repousa em cima dos livros. Ache a articulação temporomandibular (ATM), que fica bem na frente das orelhas (se você abrir e fechar a boca algumas vezes será fácil de identificar). A mandíbula é uma outra estrutura, separada.

Passo 3 – Esquecendo tudo o que você sabe

Esqueça que existe uma boca, da maneira que você entende boca. Imagine a cabeça sendo duas partes:

1) Seu crânio que inclui os dentes superiores e

2) A sua mandíbula que inclui o dentes inferiores.

Em um movimento, você vai fazer um som de A, mas isso NÃO vai ser a sua preocupação principal. Seu maior interesse é observar o que acontece com o corpo principal ao produzir esse som.

LEMBRE-SE! Corpo Principal: Cabeça (Crânio) + Tronco

Agora, faça uma escolha consciente, onde o ÚNICO movimento que você precisar fazer para produzir esse som é MEXER A SUA MANDÍBULA. Não congele o resto da sua estrutura! Deixe o corpo principal repousar enquanto a sua mandíbula abrie para produzir o som de A.

Como isso está funcionando para você?

A maioria de nós tem a tendência de tensionar excessivamente o corpo principal para executar qualquer atividade. Essa tensão excessiva não é  exatamente algo físico, já que normalmente ela acontece na preparação – acontece até antes do som ser produzido.

Com esse pensamento, repita o nosso pequeno experimento.

Claro que você pode brincar com esse “experimento de produção vocal consciente” em pé ou sentado. Usar o chão só serve como um “feedback”  para te informar se você está ou não aplicando forças desnecessárias no seu corpo principal.

By |2017-10-17T13:41:09-02:0029 de novembro de 2013|

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.