A Academia CCPM | Consciência Corporal para Músicos2019-12-14T18:12:51-02:00

CURSO DE FÉRIAS!!!

Otimização da Performance Musical:
Analise de Movimento durante a Prática Musical

Quintas 16, 23, 30 Janeiro
das 10 às 12 horas
No Espaço Musical, Vila Madalena – SP

Otimização da Performance Musical:

Analise de Movimento durante a Prática Musical

Quintas 16, 23, 30 Janeiro

das 10 às 12 horas

No Espaço Musical, Vila Madalena – SP

DESCRIÇÃO DO CURSO

Um grupo de 12 participantes irá embarcar numa jornada de entendimento do funcionamento do seu corpo na hora do fazer musical.

Com um olhar que vai se refinando em cada um dos três encontros, utilizaremos os princípios da Técnica Alexander, método de reeducação somática, para aprender a observar o movimento, postura e hábitos relacionados à prática musical em nos mesmos e nos outros.

“Além de ideias de certo e errado” como diria o poeta Rumi, vamos aprender a ter um olhar relacionado às qualidades e ações corporais que servem ou não servem tanto a nossa intensão musical, quanto a técnica do nosso instrumento.

Durante os três encontros participantes aprenderão práticas da Técnica Alexander que poderão aplicar na sua prática musical e terão a possibilidade de fazer a analise do seu próprio movimento junto com o grupo e sob a condução da professora Eleni Vosniadou. Leia mais sobre Eleni aqui.

Será providenciada uma base teórica, porém este é um curso prático, sendo essa uma analise de movimento não apenas racional e cognitiva, e sim, viva e correspondente às necessidades pessoais e musicais de cada um. Participantes estão convidados a levar seu instrumento e terão a possibilidade (se quiser!) a trazer questões pessoais da sua prática e performance musical.

Público alvo: músicos profissionais e amadores, professores de música

Encontro 1
Introdução à Técnica Alexander
Analise do movimento de grandes interpretes
Laboratório de analise de movimento durante a prática musical I

Encontro 2
Práticas diárias de Técnica Alexander
Laboratório de analise de movimento durante a prática musical II

Encontro 3
Práticas de aquecimento e desaquecimento
Laboratório de analise de movimento durante a prática musical III

*Emissão de certificado de participação cumprindo a carga horário do curso.

É difícil descrever em palavras o quão Eleni é uma professora incrível. Tive duas masterclasses com ela e me forneceu ferramentas tão maravilhosas! Sua maneira de falar e trabalhar convida paz em meu corpo. Suas explorações e perguntas me convidaram a encontrar novos caminhos profundos de conscientização e o trabalho que ela fez com a turma sobre o nervosismo mudou radicalmente minha vida! No passado, eu lidava com as ondas de nervosismo como uma montanha-russa apenas esperando que não destruiria muito a minha performance. Com apenas algumas idéias, agora tenho as ferramentas para abraçar e entender o nervosismo que acompanha a performance. Ela me deu um ótimo presente!

KAREN ARCHBOLD, Cantora e professora de canto

Eleni, toquei numa banca quinta feira. Foi a melhor apresentação da minha vida. Presença total, tudo orgânico e acontecendo na hora. Sensação de felicidade antes, durante e depois da apresentação! Muito obrigado pelo aprendizado e principalmente por “desensinar” tanta coisa que não me servia pra nada!

FERNANDO GOES, Violonista

Consciência Corporal Para Músicos

CCPM

Consciência Corporal para Músicos é um programa educacional holístico baseado nos princípios da Técnica Alexander, como aplicados na prática e performance musical. Visa capacitar músicos a aperfeiçoarem sua relação com o próprio corpo em sua prática musical – descobrir a coordenação fácil, fluida e dinâmica e aprender a transformar a dificuldade/problema em um processo construtivo e libertador.

Sobre os Laboratórios CCPM…

O que você aprenderá:

Nos Laboratórios CCPM você aprenderá ferramentas holísticas simples para acessar de forma consistente e confiável um corpo livre, uma mente aberta e sem julgamentos e sua prática musical mais eficiente e verdadeira.

O programa é dividido em quatro módulos temáticos, onde você aprenderá sobre a liberdade do corpo, a autoconfiança natural, o estudo eficiente e a performance livre. Você vai estudar com Eleni, professora com formação tanto em música quanto na Técnica Alexander, professores visitantes e também se beneficiará de fazer parte de uma comunidade encorajadora e solidária de músicos profissionais e amadores.

Para quem é:

O curso é aberto a músicos e professores de música de todos os níveis, estilos e habilidades, que desejam descobrir novas possibilidades na sua prática musical.

Onde é realizado:

PRESENCIAL: No Espaço Musical, Rua Paulistânia 162, São Paulo (metro Vila Madalena)

ONLINE: No Zoom. Plataforma de videoconferência gratuita e fácil de utilizar.

Quando acontece:

Durante o ano oferecemos cursos avulsos e cursos regulares. As aulas regulares acontecem nas terças-feiras, das 10 às 11h30 (turma online) e/ou nas quintas-feiras, das 10 às 12 horas (turma presencial).

Porque fazer:

É possível aprender como desvendar a maravilha de como você é feito e descubrir seu potencial máximo como músico, artista e/ou professor!

E o que esperar se inscrevendo no curso?

Acesso nos laboratórios.

Chamamos as aulas da Academia CCPM de laboratórios, pois têm caracter prático. Tipicamente em um laboratório Eleni introduz um conceito ou prática e logo mergulhamos juntos na exploração das questões que os participantes trazem com ou sem o instrumento.

Acesso à Área Exclusiva

Cada módulo tem seu conteúdo teórico que acompanha os laboratórios práticos. Este é um conteúdo adicional com material em textos, videos e referências bibliográficas.

Participação no Fórum CCPM

O Fórum CCPM é um grupo secreto no Facebook, que serve como plantão de dúvidas e espaço de troca entre participantes.

Um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro.

A sala de aula acolhe e inclui todo tipo de participante – profissionais, estudantes, professores e amadores. – Estamos aqui para aprender como aproveitar nossa prática ao máximo possível, independente de nível ou status.

Confiabilidade

Todo participante no início de cada módulo reforça seu compromisso de que as explorações dentro da sala de aula são confidenciais. Obviamente cada um está livre para compartilhar sua própria experiência, descobertas e insights, mas estamos todos conscientes e sensíveis em não expor nenhum colega fora do curso.

Os participantes do curso relatam:

  • Maior liberdade, eficiência e precisão em tocar ou cantar.
  • Maior habilidade de lidar com as tensões excessivas.
  • Postura saudável sem esforço.
  • Maior autoconfiança na hora da performance.
  • Habilidade de controlar estados emocionais.
  • Ferramentas para recuperar rápido de um estudo exagerado ou performance intensa.
  • Acesso ao bem-estar, tanto na hora do estudo, quanto na hora da performance.

O que dizem os alunos

Além de ter praticamente eliminado a questão da dor eu passei a sentir muito mais bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante em situações de performance. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento mais avançado nessa parte da integração mente-corpo-ação.

VANESSA FERREIRA, Contrabaixista

Na minha visão, tive uma participação bastante ativa no curso, o que possibilitou um grande aprendizado. A Eleni é uma sábia observadora, excelente guia para nossas experiências, de uma gentileza imensurável. Muito raro encontrar pessoas que agem em conformidade com o que ensinam. Ela recebe e acolhe as “manias” e características de todos nós sem preconceito e com muito carinho, demonstrando, ela mesma, inclusão irrestrita. Sem palavras para agradecer.

CARLOS MOREIRA, Saxofonista e Professor

O curso me devolveu o prazer de tocar violão

PABLO GALLETTI VIEIRA, Violonista de sete cordas

O curso tem sido acima de tudo uma experiência terapêutica, não só com meu instrumento mas também sem ele, tendo mais consciência do meu corpo de maneira geral, podendo buscar novos meios e novos caminhos pra chegar no que desejo e onde a obsessão pelo o certo e o errado (especialmente comum no aprendizado da música clássica) dá lugar ao que de fato é mais eficiente pra cada um, sem julgamentos.

PEDRO GOBETH, Violinista e Professor

A tranquilidade que a Eleni transmite durante todo o processo é incrível, gera um ambiente de menos tensão e nervoso. Os conteúdos são sempre tratados com clareza!

GIUSEPPINA BURIGO, Cantora e Contadora de histórias

Reparo que minha coordenação cantando melhorou muito, ao observar videos e fotos. Consequentemente, sinto que meu desempenho cantando também melhorou, sinto menos cansaço vocal e me sinto mais segura no palco.

THAMIRES TANNOUS, Cantora e Professora

A técnica de Alexander me ajudou a controlar de forma concisa os meus movimentos corporais causando total conscientização sobre quais gestos são realmente necessário e quais não são, como os tensos ou exagerados. Além disso, aprendi técnicas de relaxamento construtivas e alongamentos sutis, simples e eficientes. Em relação ao psicológico, posso dizer que encontrei formas de pensar que reafirmam minha auto estima e minha segurança pessoal. Hoje, percebo que a minha postura está mais presente, não só fisicamente mas também mentalmente, sinto também que estou mais conectada com o instrumento e com o momento de está fazendo música.

MARINA MELLO, Harpista

A experiência foi incrível e muito iluminadora abrindo minha percepção para novas possibilidades e aceitação dos processos do meu corpo. Sinto meu corpo mais presente e cada vez mais confortável com a relação com o mundo.

NATALIA SABIO, Cantora

No início, foi difícil conduzir o corpo todo através do pensamento. Também foi difícil liderar os movimentos partindo da cabeça. Mas aos poucos o processo foi tornado-se mais prazeroso e a sensibilidade e percepção do meu corpo foi aumentando bastante. Isso me mostrou mais dores do que alívios, era a minha percepção do corpo se desenvolvendo. Mais ao final do processo essas dores foram sumindo e a sensação de apoio foi crescendo, E hoje me sinto muito bem tocando, andando, ou qualquer atividade!

DENIS ITO, Pianista e Professor

Minhas dores após o estudo são muito menores. Me sinto menos tensa. Celebro o fato de muitas vezes conseguir identificar quando estou tensionando demais e me esforçando muito para tocar. Antes isso era pra mim algo normal e até necessário para estudar e tocar. Hoje percebo que quanto menos esforço, mais facilidade posso ter. É muito melhor praticar assim!

PRISCILA RODRIGUES, Violinista

Aprendi a lidar melhor com as dificuldades técnicas e com certos desconfortos nas costas que sentia esporadicamente. Aprendi muito sobre como uso meu corpo, tendências que tenho e que não me ajudam… Durante a prática musical, desenvolvi uma habilidade maior de me conectar com o “agora”, de estar consciente das escolhas que faço e o que posso melhorar. Meus movimentos estão mais livres e isso reflete na qualidade do meu som e no controle das várias nuances musicais.

HENRIQUE SEGALA, Pianista

Percebo que minha coordenação na hora de cantar e tocar melhorou muito!!! Consigo perceber com muita mais facilidade quando estou tensa, ou estou bloqueando a fluidez no meu corpo. Também sinto que consigo lidar muito melhor com o erro ou com qualquer desafio que aparece na minha prática musical. Sei que posso sempre dar um tempo pra mim, e fazer um pensamento construtivo em lugar de ficar dramatizando o erro ou a tensão.

LUANA BAPTISTA, Cantora e Percussionista

A palavra chave é conexão

LEONARDO MUACCAD Pianista

Gostei muito da experiência do laboratório em conjunto, pois aprendemos muito com as experiências do outro, é muito enriquecedor! Posso dizer com toda certeza, que a metodologia de ensino de Eleni é transformadora de vidas, pois nos faz olhar para dentro de nós mesmos, e assim olhar em volta tudo de outra maneira!

ANDREIA HOFFMANN, Cantora popular

Aprendi a conjugar melhor o verbo observar no curso de Alexander com a Eleni

ANTONIO MARCELO GALBETTI Compositor

Esse curso é uma reflexão ao conhecimento. É ótimo!

KARLA HELLNER Violinista

Além de melhorar as dores, sinto mais fluidez para fazer frases, dinâmicas, etc. Sinto mais prazer na hora de tocar.

KARINA MONTENEGRO, Violonista erudita

Reparei que as dores diminuíram bastante, mas quando aparecem utilizo percepções, modos de pensar e ações que realizamos no curso e essas dores param.

CARLA ROSATI COLEPICOLO, Cantora Erudita

O curso trouxe clareza para minhas escolhas em busca de maior satisfação com meu instrumento.

KARINA CARAMORI PETRY Violinista

Tem perguntas? Entre em contato!