A Abordagem | Consciência Corporal para Músicos2019-02-18T09:36:59+00:00

Consciência Corporal Para Músicos

O curso Consciência Corporal Para Músicos (CCPM) tem como objetivo capacitar músicos a aperfeiçoarem sua relação com o próprio corpo em sua prática musical – descobrir a coordenação fácil, fluida e dinâmica e aprender a transformar a dificuldade/problema em um processo construtivo e libertador.

Clique aqui para conhecer os cursos disponíveis!

Missão

SOMOS FEITOS PARA FUNCIONAR DE FORMA OTIMIZADA E PARA FLORESCER!

Nosso corpo – quando alinhado a nossa mente e intensão clara – é feito para funcionar em equilíbrio, eficiência máxima e com mecanismos muito precisos de auto-correção. Por exemplo, uma tensão desnecessária ou um padrão postural prejudicial acontece por alguma razão lógica e está nos contando algo.

Compreendendo a natureza do nosso desenho e a inseparabilidade entre mente e corpo em um ambiente seguro e acolhedor, conseguimos ‘decifrar’ as tensões excessivas e este estudo acaba enriquecendo profundamente a prática musical em si – proporcionando uma performance mais livre, mais genuína surpreendendo muitas vezes a nós mesmos!

A Técnica Alexander

“A Técnica Alexander não te ensina a fazer algo novo. Ela te ensina como trazer mais inteligência prática no que já se está fazendo: como eliminar respostas estereotipadas; como lidar com hábito e mudança.”

– Frank Pierce Jones, pesquisador da Tufts University

Método de reeducação somática, a Técnica Alexander, me ajudou na recuperação de tendinites crônicas e me possibilitou voltar a tocar. Você pode esperar a se conscientizar sobre como seu corpo e mente funcionam em conjunto e como você tem controle em relação à qualidade da sua postura, do seu movimento e do seu funcionamento, tanto no dia-a-dia, quanto durante sua prática musical.

Conforme descrito por seu próprio criador, Frederick Matthias Alexander (1869-1955), “é um processo de reeducação psicofísica” que ajuda a pessoa a restaurar seu equilíbrio natural e a coordenação neuromuscular, a fim de proporcionar:

  • Postura saudável
  • Movimento livre de hábitos de tensão excessiva
  • Clareza e foco no pensamento
  • Presença e autoconfiança na comunicação
  • Paz e tranquilidade ao encontro com desafios
  • Maior consciência e relaxamento corporal no dia-a-dia
  • Acesso a menos julgamento e mais eficiência na atividade
CCPM

Para mais informações sobre a Técnica Alexander: http://www.alexandertechnique.com

O que dizem os músicos

Estou muito mais presente; consciente de mim mesmo ao tocar. Celebro muito ter aprendido a dar as boas vindas às tensões e aprender que a consciência delas já me traz a possibilidade de liberá-las

CARLOS MOREIRA, Saxofonista e Professor.

Sem dúvida a melhor coisa foi ter pela primeira vez ganhado autoconfiança, que era o que mais me atrapalhava e faltava. O curso passa uma energia de movimento e de conquista muito grande, um pensamento de que é fácil e que posso conseguir realizar aquilo que desejar.

LETÍCIA ANTUNES, Percussionista.

Percebo que as dores por tencionar excessivamente enquanto toco não voltaram mais, depois de um tempo de curso. E sou grato por ter um pouco mais de escolhas!

ROBINHO CARMO, Violinista.

Adquiri mais consciência corporal, mais integralidade é mais tranquilidade.

DIOGO NAVIA, Flautista e Viola da Gamba.

Não tenho palavras pra dizer o quanto esse curso foi importante pra mim. Com toda certeza sou outra pessoa. Meus pensamentos, minha forma de estudar, meu tempo de descanso, a forma como eu me vejo e me ouço tocar, todas essas coisas mudaram em mim. Sou extremamente grata a Eleni por ter me proporcionado uma aprendizagem tão preciosa de uma forma tão gentil.

PRISCILA RODRIGUES DA SILVA, Violinista.

Consigo estar mais consciente sobre meu corpo, isso me ajuda a perceber e trazer fluidez na hora que estou cantando.

HELLEN BAGASTERO, Cantora.

Uma nova possibilidade de vivenciar situações de uma forma mais leve.

SHEILA BATISTA, Trombonista e Pianista.

Simplesmente incrível. Conhecer a Eleni me fez acreditar em novas possibilidades, e que o ser humano é incrível. Fico muito feliz e gostaria muito de um dia trabalhar com a mesma qualidade de que a Eleni!

VICTOR TAMARINDO, Violinista.

Além de ter praticamente eliminado a questão da dor eu passei a sentir muito mais bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante em situações de performance. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento mais avançado nessa parte da integração mente-corpo-ação.

VANESSA FERREIRA, Contrabaixista.

A técnica de Alexander me ajudou a controlar de forma concisa os meus movimentos corporais causando total conscientização sobre quais gestos são realmente necessário e quais não são, como os tensos ou exagerados. Além disso, aprendi técnicas de relaxamento construtivas e alongamentos sutis, simples e eficientes. Em relação ao psicológico, posso dizer que encontrei formas de pensar que reafirmam minha auto estima e minha segurança pessoal. Hoje, percebo que a minha postura está mais presente, não só fisicamente mas também mentalmente, sinto também que estou mais conectada com o instrumento e com o momento de está fazendo música.

MARINA MELLO, Harpista.

O curso tem sido acima de tudo uma experiência terapêutica, não só com meu instrumento mas também sem ele, tendo mais consciência do meu corpo de maneira geral, podendo buscar novos meios e novos caminhos pra chegar no que desejo e onde a obsessão pelo o certo e o errado (especialmente comum no aprendizado da música clássica) dá lugar ao que de fato é mais eficiente pra cada um, sem julgamentos.

PEDRO GOBETH, Violinista erudito.

A melhor coisa foi re-descobrir que errar é humano! E assistir minha não-formance foi muito interessante, de fato o sensorial me dizia alí, na hora que estava fazendo, que estava muito ruim, mas muito ruim mesmo… o tempo todo meu monstrinho dizia que era melhor eu correr do palco-tapete! No dia seguinte ao da não-formance consegui subir em um palco, cantar uma música e sentir PRAZER, um prazer que há algum tempo eu não me lembrava como é sentir ao estar no palco. Gratidão do tamanho do mundo por isso!!! <3 <3 <3

GIUSEPPINA Burigo, Cantora e contadora de histórias.

Ter contato com a técnica Alexander foi um diferencial na minha vida, não só como performer por trazer tranquilidade com consciência dos pontos de apoio e melhora da produção sonora pelo desenvolvimento da propriocepção, mas um bem estar de forma geral por ajudar a desenvolver meu primeiro instrumento, meu corpo. A abordagem da Eleni é um diferencial por sua experiência como musicista e consequente consciência dos problemas que assolam os músicos, bem como pelo contato pessoal (mesmo nas aulas em grupo) e único com que trata os alunos.

ALEXANDRE RIBEIRO, Theorbista e professor.

Eleni cria um ambiente mental muito saudável em que nos sentimos à vontade para experimentarmos a liberdade de ter novas escolhas, ela é mestre nisso!

KARINA CARAMORI PETRY, Contrabaixista.

Clique aqui para conhecer os cursos disponíveis!